Projectos de filantropia para jovens
A criação de fundos para projectos comunitários através de iniciativas dos jovens, tais como donativos e serviços sociais, é uma das formas de orientação dos jovens envolvidos em actividades filantrópicas. Estes projectos não só criam um espaço para o ativismo juvenil, como também ensinam os jovens a empatizar e a gerir as questões sociais de forma mais eficiente.
Alguns exemplos de projectos de filantropia juvenil são a mobilização de actividades de direção de eventos de tiro, como a venda de bolos e a lavagem de carros, em benefício de algumas instituições de caridade locais, a realização de campanhas contra os sem-abrigo e a favor do ambiente para sensibilizar para as questões sociais e a ajuda a bancos alimentares e abrigos locais. Além disso, há muitas escolas que têm clubes de serviço dirigidos por estudantes que participam em diferentes actividades filantrópicas ao longo do ano letivo.
Os jovens podem entrar na filantropia aderindo a clubes escolares que prestam serviços à comunidade, a organizações locais sem fins lucrativos ou criando as suas próprias iniciativas. Além disso, podem participar em plataformas em linha que os ajudam a aprender sobre questões sociais e a descobrir os projectos que precisam de apoio, por exemplo, o sítio "Young Philanthropists".
O voluntariado em programas sociais é uma abordagem fundamental para ajudar os jovens a adquirir uma grande variedade de competências-chave que vão desde a liderança, o trabalho em equipa e a gestão de projectos até à comunicação. Desta forma, familiarizam-se com as necessidades da comunidade, elaboram planos estratégicos e gerem projectos conjuntos; e praticam estas competências de vida indispensáveis que os ajudarão nos estudos e no trabalho futuros.
Os jovens são um instrumento muito importante para a comunidade lidar com algumas das suas necessidades imediatas e, ao mesmo tempo, capacitar-se com a cidadania necessária para o fazer. Principalmente, a manifestação da afirmação acima mencionada sob a forma destes projectos resultará no fornecimento de recursos adicionais à comunidade, tornando certos problemas mais visíveis, e a capacidade de ligação dos residentes será mais forte.