Transformação XSL (XSLT) em materiais didácticos digitais
XSLT em transformação é uma linguagem potente utilizada para intercambiar documentos XML em vários formatos, como HTML, texto simples ou outras estruturas XML. Ao servir como ferramenta de apresentação de conteúdos dinâmicos, permite que os materiais de aprendizagem digital sejam muito mais apelativos para os utilizadores e mais acessíveis para os utilizadores com deficiência.
As vantagens mais significativas dos materiais didácticos digitais que utilizam XSLT são o facto de o conteúdo ser mais bem apresentado, mais acessível e a possibilidade de criar um design reativo. A título de exemplo, os educadores podem ajustar a apresentação do material didático de acordo com o dispositivo do utilizador, convertendo os dados XML em HTML. O resultado é que o conteúdo pode ser visualizado tanto em computadores como em dispositivos móveis.
O XSLT facilita a personalização para os educadores porque fornece uma série de modelos que determinam a transformação e a apresentação de dados XML. Desta forma, os materiais didácticos podem ser modificados confortavelmente para diferentes públicos ou em diferentes contextos. Por exemplo, um documento XML pode ser transformado numa série de formatos diferentes, consoante as necessidades de um determinado estilo de aprendizagem, por exemplo, apresentação gráfica da informação para aprendentes visuais, enquanto os aprendentes auditivos podem utilizar a saída de texto para voz.
Nas plataformas de e-learning, a transformação de cursos baseados em XML em páginas Web utiliza normalmente o XSLT, que é muito comum. Tomemos, por exemplo, um ficheiro XML com dados de aulas que pode aplicar uma folha de estilo XSLT para produzir automaticamente uma página de marcação dirigida (HTML) onde são incluídas as diferentes partes do documento (títulos, listas e multimédia incorporado). Tudo isto resulta num documento com um aspeto muito agradável e numa melhor navegação para os alunos.
Os obstáculos encontrados com mais frequência são o acentuado declive de aprendizagem na apropriação da linguagem XSLT e a depuração de falhas de transformação. Além disso, a manutenção do desempenho também pode ser uma questão, especialmente no caso de grandes ficheiros XML, uma vez que os scripts complicados podem levar a tempos de execução mais longos. Além disso, os educadores e os programadores devem garantir a compatibilidade entre navegadores e plataformas, de modo a apresentar uma experiência de utilizador fiável e uniforme.