Fator X do envolvimento (Motivadores imprevistos na aprendizagem)
O Fator X do envolvimento significa os motivadores surpreendentes que melhoram a qualidade do processo de aprendizagem, provocando assim um envolvimento e uma retenção mais profundos. Conhecer estes motivadores é importante tanto para os professores como para as organizações, porque podem criar ambientes de aprendizagem especificamente concebidos para maximizar a participação e a satisfação dos alunos.
Os motivadores imprevistos também podem ser elementos como a gamificação, em que a incorporação de caraterísticas semelhantes às dos jogos nos conteúdos educativos provoca um aumento do envolvimento dos alunos. Por exemplo, a utilização de sistemas de pontos ou de tabelas de classificação pode motivar os alunos a participarem mais ativamente. Além disso, a ligação social, por exemplo, discussões em grupo ou avaliações pelos pares, também pode aumentar a motivação através da criação de uma comunidade.
Os professores conseguem identificar o Fator X do envolvimento quando observam a forma como os alunos se relacionam uns com os outros e fazem comentários. A implementação de inquéritos ou discussões casuais é uma forma de conhecer as partes da aprendizagem que os alunos mais apreciam. Por exemplo, quando os alunos mostram entusiasmo pelo trabalho de grupo, isso mostra que a socialização é um dos factores que influenciam o seu desempenho académico.
A ligação emocional é um aspeto crítico do Envolvimento X-Fator, uma vez que aumenta a motivação intrínseca dos alunos. Se os alunos sentirem uma ligação pessoal à aula, por exemplo, através de uma narrativa ou de um conteúdo com que se identifiquem, estarão mais inclinados a participar ativamente. Um exemplo disso é uma aula de história, que pode ser mais cativante se o professor apresentar à turma histórias pessoais de pessoas que viveram acontecimentos históricos. Isto fará certamente com que os alunos sintam empatia e aprendam mais, pelo que estarão mais interessados e, consequentemente, a aula será mais eficaz.
Em suma, pode dizer-se que a influência de motivadores imprevistos é um contributo importante da tecnologia para a invenção de novas ferramentas de envolvimento. A título de exemplo, a aplicação da realidade virtual (RV) no ensino pode ajudar os alunos a navegar no sistema do corpo humano através da aprendizagem virtual e a controlá-lo, tornando assim o seu estudo mais interessante, eficaz e divertido. Por exemplo, aprender biologia utilizando a RV para analisar os órgãos internos do corpo humano é um método diferente em que os alunos podem manipular coisas para sentir, ver e aprender, o que aumenta substancialmente o seu interesse e conhecimento.