Interpretação do eixo X (Literacia gráfica)
A competência de interpretação do eixo x consiste principalmente em ler o eixo horizontal de um gráfico, que normalmente mostra uma variável independente, e compreendê-lo corretamente. É importante na apresentação de dados para analisar tendências de dados, fazer comparações e tirar conclusões a partir de representações gráficas, ajudando assim a tomar decisões informadas.
O eixo x é o ponto para a variável independente na maioria dos gráficos, que é a variável que é alterada ou definida numa investigação. Por exemplo, num gráfico de séries cronológicas que apresente dados de vendas mensais, o eixo x mostraria os meses, permitindo assim aos observadores seguir as tendências ao longo do tempo.
Para definir o intervalo do eixo x, consulte os números ou categorias apresentados no próprio eixo. A calibração é normalmente escrita como 1-1-1, 1-3-2, etc. e ajuda a compreender a distância entre os pontos. Por exemplo, se a escala x representar a década e estiver marcada desde o ano 2010 até ao ano 2020 com uma distância de uma unidade por cada ano que passa, todo o espaço é uma unidade após o ano específico, sendo assim mais fácil notar as diferenças que ocorreram ao longo da década.
Concentrar-se na relação entre a variável independente e a variável dependente, ou seja, a variável que se encontra no eixo y, para a tradução dos pontos de dados. Observe os mapas, as mudanças ou as anomalias que podem presumivelmente denotar correlações ou alterações significativas. Por exemplo, pode ser muito interessante verificar que uma forte escalada das vendas é consequência de uma determinada iniciativa publicitária, pelo que (eixo x marcado) indica uma campanha de promoção, etc., que afecta diretamente o desempenho das vendas.
O eixo x é a variável independente a ser interpretada no gráfico. Ajuda129 a dar o contexto aos dados que estão a ser apresentados a partir do contexto. Para que as comparações, a análise de tendências e as conclusões sejam significativas, é necessária uma compreensão clara da variável independente. Por exemplo, se um gráfico representa a temperatura ao longo do tempo, é da maior importância saber que o eixo x representa o tempo para perceber a correlação da temperatura com a periodicidade.