Conferências de escrita
As conferências para escritores são ocasiões em que os autores se encontram para distribuir as suas criações, obter críticas e melhorar as suas competências em workshops, palestras e colaborações. Além disso, servem sobretudo para os autores aprenderem a estabelecer ligações na comunidade literária e obterem ideias de escritores prolíficos e especialistas do sector.
Participar em congressos de escrita apresenta várias vantagens, tais como estabelecer contactos com pessoas da área, receber comentários sobre os seus trabalhos e participar em sessões que o ajudam a melhorar a sua escrita. A título de exemplo, um grande número destas convenções tem actividades ministradas por autores e agentes publicados, onde os participantes aprendem sobre o processo de publicação e, ao mesmo tempo, não podem falar sobre técnicas diretamente com os especialistas.
Os objectivos de escrita, o género e o orçamento são os principais determinantes da seleção de uma conferência de escrita. Deve investigar as conferências que se organizam em torno do seu género específico, seja ficção, não-ficção ou poesia, e analisar os aspectos essenciais, incluindo a localização, o custo e a lista de oradores ou workshops. Os autores de livros infantis, por exemplo, devem procurar conferências que incluam sessões relacionadas com literatura infantil e agentes convidados especializados nesse género específico.
Para começar com os preparativos necessários para uma conferência de escrita, é necessário um estudo minucioso do calendário, uma seleção dos workshops em que gostaria de participar e não se deve esquecer de levar materiais como cartões de visita e um manuscrito ou carta de apresentação polida. Além disso, pode ser útil decidir quais os objectivos específicos que pretende atingir e planear a sua concretização, por exemplo, os contactos com agentes ou o feedback sobre as suas capacidades de escrita, optimizando assim o seu tempo de participação.
De facto, muitas conferências de escrita oferecem uma oportunidade para os participantes apresentarem o seu trabalho a agentes e editores. As sessões de apresentação são as plataformas em que terá a oportunidade de fazer uma apresentação de elevador da sua ideia de manuscrito de forma breve e concisa, normalmente não mais de 10 minutos. Por exemplo, se for a uma conferência cujo tema principal seja a ficção, pode ter a grande oportunidade de apresentar diretamente o seu romance a agentes que procuram novos autores nesse género específico.