Serviços complementares (apoio holístico)
Os serviços de apoio global são esquemas de apoio de pleno direito que reúnem todos os recursos necessários para lidar com a saúde física, mental, emocional e social dos desafios de uma pessoa. Estes serviços são multifacetados e cobrem um vasto leque de áreas para prestar um apoio único e atempado que pode curar todo o ser, ou seja, o ser espiritual, emocional, mental e físico.
Os elementos essenciais dos serviços envolventes são a abordagem colaborativa da equipa, os planos de cuidados específicos para cada indivíduo e a participação ativa das famílias e da comunidade. Por exemplo, uma família com uma criança com problemas de comportamento pode receber os serviços de profissionais de saúde mental, professores e assistentes sociais que, em cooperação, elaboram um plano personalizado que visa as necessidades específicas da criança e envolve a família no processo.
Ao contrário dos sistemas de apoio tradicionais, que tratam o problema individualmente, os serviços envolventes adoptam uma abordagem mais abrangente e própria da pessoa. Os serviços tradicionais podem fornecer intervenções específicas, como terapia ou medicação, mas os serviços envolventes vão além da abordagem das necessidades sociais, educativas e relacionadas com a saúde do indivíduo, permitindo assim que a pessoa construa uma rede de apoio que as integre a todas e as torne mais eficazes e estáveis.
Os serviços abrangentes são a maior ajuda para as populações, crianças e adolescentes com problemas de saúde comportamental, famílias em crise e indivíduos sem-abrigo ou com abuso de substâncias. Estes serviços são especificamente concebidos para alcançar o impacto desejado em situações que exigem o envolvimento de vários sectores, como instituições educativas, pessoal médico e grupos locais, tornando assim o apoio à pessoa total.
O programa \"Wraparound Milwaukee\", que é um caso paradigmático de serviços envolventes imersos, oferece uma coordenação integrada para ajudar os jovens que sofrem de perturbações emocionais profundas. O programa, através da colaboração dos serviços de saúde mental, do apoio educativo e da defesa da família, tem sido extremamente bem sucedido em ajudar os jovens a manterem-se afastados dos cuidados institucionais, o que constitui um enorme passo para viverem e se desenvolverem nas suas famílias e comunidades, provando assim a eficácia da abordagem holística.