WebQuests (tarefas de investigação em linha)
Os WebQuests são tarefas de investigação em linha que os alunos devem realizar através da pesquisa e investigação de problemas ou questões do mundo real através da utilização da Internet. Estes não só envolvem os alunos em competências de pensamento de ordem superior e na aprendizagem colaborativa, como também os levam a aprender a distinguir, acrescentar e verificar informações de várias fontes.
Os WebQuests bem elaborados são construídos em torno de um conjunto de partes importantes que têm absolutamente de estar presentes: uma introdução interessante que constitui o enquadramento de toda a missão, uma tarefa precisa que torna claro o que tem de ser feito; uma parte do processo de orientação que constitui o mapa da sua exploração; ligações a páginas Web ou documentos específicos que lhes fornecem as informações necessárias e, finalmente, uma rubrica de avaliação como espelho. Um exemplo é um WebQuest sobre alterações climáticas, em que os alunos podem ser incumbidos da tarefa de descobrir de que forma estas afectam os ecossistemas locais e, ao mesmo tempo, recebem ligações para artigos científicos e vídeos relevantes.
O processo de aprendizagem dos alunos é enriquecido pelos WebQuests através do desenvolvimento de competências de pensamento de ordem superior, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. A aprendizagem, no seu verdadeiro significado, é um processo em que os alunos escolhem a forma como querem aprender através da investigação e da apresentação dos resultados, em que podem trabalhar com colegas. A aprendizagem, neste formato centrado no aluno, não é apenas uma aprendizagem de coisas novas, mas também é mais cativante e realista para os alunos. Por exemplo, os alunos podem explicar como é que grupos de alunos criam coletivamente uma apresentação sobre soluções de energias renováveis para a sua comunidade.
É absolutamente simples modificar os WebQuests para diferentes turmas e disciplinas, bastando alterar a dificuldade das tarefas e o número de recursos que lhes são fornecidos. Por exemplo, enquanto os alunos do ensino básico trabalhariam num WebQuest sobre animais em que teriam de procurar os diferentes habitats, os alunos do ensino secundário lidariam com uma questão mais difícil, como as crises de saúde globais. A adaptabilidade dos WebQuests promove a sua fiabilidade em qualquer ambiente académico.
A utilização de WebQuests pelos professores pode ser dificultada por vários factores, como a indisponibilidade de recursos tecnológicos, os diferentes níveis de competências dos alunos em matéria de Internet e o tempo necessário para conceber e executar estas tarefas. Além disso, a avaliação dos projectos dos alunos pode ser complexa, uma vez que, por vezes, consiste na medição subjectiva da criatividade e da colaboração. Métodos como a oferta de apoio para a utilização da tecnologia ou a formulação de rubricas específicas para avaliar o trabalho podem atenuar estes obstáculos.