Avaliações baseadas na Web
As avaliações baseadas na Web, também conhecidas como avaliações electrónicas, utilizadas principalmente no e-learning, são ferramentas de avaliação em linha que medem conhecimentos, aptidões e competências através de diferentes formatos, como questionários, exames e inquéritos. Destacam-se por serem importantes para facilitar a aprendizagem remota e o feedback imediato, pelo que são essenciais em contextos educativos e profissionais.
Uma das principais vantagens das avaliações baseadas na Web é o facto de poderem ser feitas em qualquer lugar com acesso à Internet, o que poupa tempo e recursos normalmente utilizados em testes em papel. Oferecem também as vantagens da classificação automática e do feedback instantâneo que, por sua vez, promovem o processo de aprendizagem. Um exemplo disso é uma plataforma de questionários em linha que pode classificar as respostas dos alunos instantaneamente, dar-lhes os resultados e, ao mesmo tempo, permitir que o professor identifique a matéria em que os alunos têm de fazer um esforço especial para melhorar.
Os testes baseados na Web são muitas vezes aplicados com o efeito de utilizar medidas informáticas como protocolos de início de sessão seguros, funcionalidades de bloqueio do navegador e software de deteção de plágio, entre outras coisas, para garantir que essas avaliações baseadas na Web são seguras e completas. Muitas plataformas, por exemplo, exigem que os alunos iniciem sessão de forma segura e podem utilizar a monitorização da webcam durante os exames para evitar a batota. Além disso, a aleatoriedade da ordem das perguntas e o agrupamento das perguntas também podem ser utilizados para reduzir a probabilidade de os participantes partilharem as suas respostas.
A avaliação pode ser feita em vários formatos, como os baseados na Web, perguntas de escolha múltipla, perguntas de verdadeiro/falso, respostas curtas, ensaios e simulações interactivas. Um exemplo de um exame baseado na Web para um teste de proficiência linguística pode incluir actividades de compreensão auditiva e de escolha múltipla - o que o torna mais elaborativo. Esta combinação satisfaz os diferentes métodos de aprendizagem e necessidades de avaliação.
Ao escolherem a avaliação correta e que permita vários tipos de perguntas, as organizações podem utilizar as avaliações baseadas na Web de forma eficiente. Além disso, as organizações devem certificar-se de que as avaliações são concebidas de acordo com os objectivos de aprendizagem e devem incluir instruções específicas. A formação dos avaliadores e dos participantes sobre a utilização da plataforma também pode melhorar a experiência. Por exemplo, um programa de formação empresarial pode utilizar uma ferramenta de avaliação em linha para avaliar a compreensão de novas políticas por parte dos funcionários, com feedback interativo para orientar a aprendizagem futura.