Abordagem da pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf é um estilo de ensino revolucionário baseado nos ensinamentos de Rudolf Steiner no início do século XX. Dá ênfase ao crescimento holístico através das artes, dos estudos académicos e das competências práticas entrelaçadas no currículo. A importância desta abordagem reside no facto de estimular as capacidades criativas, analíticas e emocionais das crianças, inspirando assim o seu interesse pela aprendizagem e ensinando-as a sentir responsabilidade social.
Os pontos mais importantes da pedagogia Waldorf são a atenção às fases de desenvolvimento da criança, a integração das artes no currículo, o fomento da imaginação e a criação de um ambiente de comunidade de pares. Por exemplo, o currículo é organizado de forma a refletir os níveis de desenvolvimento das crianças, por exemplo, ensinar matemática e ciências através da arte, como contar histórias e pintar, para que as crianças dêem asas à sua imaginação e melhorem o seu processo de aprendizagem.
A pedagogia Waldorf tem em conta o facto de as crianças aprenderem e se destacarem de formas diferentes. É um método composto por várias aulas e actividades, incluindo tarefas práticas, projectos artísticos e aprendizagem colaborativa, que são utilizadas para ensinar alunos visuais, auditivos e cinestésicos. Por exemplo, uma aula de botânica pode implicar que os alunos façam passeios pela natureza, desenhem plantas e inventem histórias sobre os seus ciclos de vida, ou seja, todas as crianças podem fazer todas as coisas de que gostam e sentem-se em conformidade com elas.
A arte é uma das disciplinas mais importantes nas escolas Waldorf, que também a utilizam como meio de auto-expressão e aprendizagem. É a base de todas as disciplinas e, por isso, dá aos alunos a oportunidade de adquirirem criatividade e pensamento crítico. Por exemplo, os alunos podem interpretar e reencenar acontecimentos históricos através de teatro, estudar geografia utilizando arte e ilustração, ou aprender matemática utilizando música, dando-lhes assim a oportunidade de conhecer a matéria numa base mais profunda e significativa.
A metodologia da pedagogia Waldorf difere da educação tradicional na medida em que orienta os alunos, em primeiro lugar, para as capacidades cognitivas, o bem-estar emocional e as competências em matéria de relações sociais, em vez de uma ação mecânica. O habitat, a discussão comunitária e os projectos são as principais ferramentas através das quais as crianças aprendem a lidar com relações sociais difíceis e a formarem-se como líderes. Um exemplo típico é um projeto da turma para ajudar a comunidade, em que os alunos compreendem não só a importância de ajudar os outros, mas também de construir relações sociais, tornando-se assim mais responsáveis pela sociedade.