Competências de construção de vocabulário
O termo "competências de construção de vocabulário" não é mais do que a inovação de técnicas e práticas que aumentam o tamanho do vocabulário de uma pessoa. Estas competências são elogiadas porque não só têm um impacto positivo na compreensão da leitura, na capacidade de escrita, mas também na comunicação em geral, permitindo assim que uma pessoa comunique os seus pensamentos de forma mais clara e confiante.
A leitura de uma variedade de materiais, por exemplo, livros, artigos e ensaios, é um dos métodos eficazes de construção de vocabulário que pode utilizar. Estes métodos expõem-no a novas palavras em contexto. Além disso, pode memorizar as palavras em flashcards, participar em jogos de palavras como o Scrabble ou as palavras cruzadas e, ainda, manter um diário de vocabulário. Estas medidas ajudam-no definitivamente a aumentar o seu banco de palavras.
A importância do contexto na compreensão do vocabulário reside no facto de poder dar pistas sobre as expressões relevantes das palavras, tal como são empregues em frases ou contextos. Por exemplo, o termo "banco" pode ser uma referência a uma instituição financeira, ou à margem de um rio, e a discordância das palavras repostas ou dos seus temas ajuda a interpretar a ideia principal do texto.
Dominar os sinónimos e os antónimos é essencial não só para o seu vocabulário, mas também para a sua compreensão das nuances dos significados de uma língua. Por exemplo, se souber que "feliz" também tem uma forma variável "alegre" (sinónimo) e o "oposto" de "triste" (antónimo), este conhecimento será mais expressivo para o leitor ou ouvinte, aumentando assim a escrita e a oralidade.
O treino regular é um dos métodos de crescimento do vocabulário que ajuda significativamente a reter a memória e a fazer amizade com novas palavras. Subscrição da leitura diária, exercícios de escrita ou actividades de oralidade em que o novo vocabulário é utilizado, o que pode fazer com que se torne firmemente verdadeiro. Isto dá aos alunos a oportunidade de utilizar as palavras em contextos corretos, o que mais tarde leva a que as palavras se tornem parte da sua linguagem ativa.