Intervenções de Valor Utilitário (Motivação)
As intervenções de valor utilitário são as abordagens que, para além de motivarem os indivíduos, demonstram também o significado e a aplicabilidade das matérias ou tarefas para os mesmos. A importância destas intervenções reside na facilitação da ligação dos objectivos pessoais às actividades de aprendizagem, resultando num maior envolvimento do aluno e num melhor desempenho.
As Intervenções de Valor Utilitário são as preocupações específicas que se verificam. Pode-se recorrer a essas intervenções para ajudar os alunos a relacionar a matéria do curso com experiências da vida real, ligando assim as suas aulas académicas a situações reais. De uma forma prática, por exemplo, um professor de matemática poderia dizer às crianças como a álgebra é aplicada às técnicas modernas de engenharia, ou numa aula de história, o professor poderia falar sobre como algumas consequências de acontecimentos do passado afectam a nossa sociedade atual.
As Intervenções de Valor Utilitário são uma forma de influenciar positivamente os resultados da aprendizagem dos alunos através do processo de desenvolvimento de uma melhor perceção do material académico e do aumento da motivação intrínseca. De facto, quando os alunos vêem a importância do que está a ser ensinado em termos dos seus objectivos de desenvolvimento e dos seus futuros empregos, estão inclinados a envolver-se e, consequentemente, obtêm melhores notas e continuam a estudar temas difíceis.
A integração da escolha do aluno nas actividades do projeto e/ou a redação de ensaios de reflexão sobre os temas que os alunos consideram relacionados com a sua vida pessoal é o primeiro passo para lhes oferecer intervenções de valor utilitário. Atribuindo aos alunos temas relacionados com as suas vidas, os professores podem provar o valor utilitário das tarefas, aumentando assim a sua motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.
Para integrar eficazmente as Intervenções de Valor Utilitário, é evidente que, de acordo com o estudo, os professores devem ter debates relacionados com a forma como as matérias do curso são aplicáveis na vida e nas carreiras futuras dos alunos. Um exemplo disto são os oradores convidados e as visitas de estudo que conduzem a uma aprendizagem baseada em projectos que fazem com que os conceitos académicos se relacionem com cenários do mundo real e, assim, levam os alunos a reconhecer o valor da sua educação fora da sala de aula.