Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Resolução de problemas não estruturados

Resolução de problemas não estruturados

A resolução não estruturada de problemas tem a ver com a abordagem de problemas complexos sem um caminho claro ou bem definido para a solução. Ao abordar questões deste tipo, a abordagem não estruturada torna-se significativa, uma vez que ajuda o indivíduo a pensar fora da caixa e a ser crítico, a aprender coisas novas com a incerteza e a lidar com o desconhecido.

Quais são as principais caraterísticas da resolução não estruturada de problemas?

A resolução de problemas não estruturados é uma condição em que estão presentes a desorientação, a complexidade e a ausência de um procedimento padrão. Os aspectos centrais deste tipo de problemas são o seu carácter aberto, ou seja, podem ser interpretados de diferentes formas; a necessidade de pensamento crítico e criatividade; e a utilização da intuição e da experiência do solucionador de problemas em vez do algoritmo predefinido. Por exemplo, uma empresa que é afetada por uma perturbação inesperada do mercado tem de apresentar ideias engenhosas e recorre frequentemente a métodos não estruturados para pensar e testar as estratégias que podem funcionar.

Em que é que a resolução não estruturada de problemas difere da resolução estruturada de problemas?

As abordagens e metodologias não estruturadas de resolução de problemas diferem da resolução estruturada de problemas nas suas caraterísticas principais. A resolução estruturada de problemas segue normalmente um plano formal e ordenado, com um conjunto de passos especificados, muitas vezes auxiliado por dados quantitativos e modelos preceituados. Por outro lado, a resolução não estruturada de problemas envolve soluções axiomáticas e votações pessoais, dependendo normalmente de aspectos qualitativos. A título de ilustração, por exemplo, enquanto as técnicas estruturadas são geralmente utilizadas para a otimização de uma cadeia de abastecimento, as não estruturadas são utilizadas para lidar com um ambiente de mercado completamente novo e incerto.

Que competências são essenciais para a resolução eficaz de problemas não estruturados?

A resolução de problemas sem estrutura requer algumas competências importantes que são a criatividade, o pensamento crítico, a adaptabilidade e a comunicação eficaz. A criatividade é a chave que os indivíduos precisam para obter a solução mais recente, e o pensamento crítico, como a análise do risco, é a análise dos dados difíceis. A adaptabilidade é uma parte muito importante para o fazer, enquanto as competências de comunicação tornam possível o trabalho em conjunto. Um paradigma para isto é uma equipa que está a criar um novo produto, que pode ter de apresentar muitas ideias diferentes e trabalhar em conjunto para as melhorar sem ter um plano rigoroso.

Pode dar um exemplo de resolução de problemas não estruturados num cenário do mundo real?

O domínio da tecnologia é a melhor ilustração da resolução não estruturada de problemas na prática durante o processo de desenvolvimento de novas funcionalidades de software. Quando uma empresa de tecnologia descobre uma falha na experiência do utilizador que não tem uma solução adequada, várias equipas podem reunir-se para realizar sessões de brainstorming em que utilizam técnicas de design thinking para examinar os vários conceitos e ideias possíveis. O processo dá-lhes a oportunidade de criar novas funcionalidades que satisfaçam as necessidades dos utilizadores, o que é um exemplo claro da abordagem não estruturada de resolução de problemas que contribui para o progresso do desenvolvimento de produtos.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now