Libertar o potencial dos alunos
Encontrar e desenvolver o potencial dos alunos significa o procedimento de detetar e educar os alunos sobre as suas capacidades, interesses e recursos. Isto é essencial porque cria um espaço de aprendizagem em que os alunos se sentem seguros de si próprios e também reforça a sua capacidade de enfrentar dificuldades nas suas carreiras e na aprendizagem no futuro.
Planos de aprendizagem personalizados, cultivar uma mentalidade de crescimento e fornecer feedback construtivo são algumas das estratégias eficazes que os professores podem utilizar. Para ilustrar, um professor pode atribuir aulas que sejam mais apelativas para os alunos, pode expor os alunos a exercícios difíceis e, assim, cultivar a sua resiliência, e pode também informar regularmente sobre os progressos que os alunos fizeram, o que é o principal fator para os alunos descobrirem o seu potencial.
A inteligência emocional é um dos pilares que pode libertar o potencial dos alunos e é um meio para os alunos reconhecerem, regularem os seus sentimentos e criarem empatia para com os outros, sendo a forma mais simples de aprender competências sociais. Quando se vê coisas como o currículo que instrui os alunos sobre uma boa regulação emocional, não é de surpreender que os mesmos alunos se tornem melhores nos seus estudos e também nas suas relações com outras crianças na escola.
As actividades extracurriculares são plataformas oferecidas gratuitamente aos alunos pela escola, para correrem riscos, experimentarem coisas novas e fazerem amigos, bem como para avançarem no sentido do seu crescimento pessoal. Da mesma forma, aderir a clubes, desportos ou artes pode aumentar o nível de confiança e ajudar os alunos a perceberem as coisas que os apaixonam e que poderão mais tarde ser um fator de definição do seu percurso profissional.
Na maior parte das vezes, os pais podem apoiar o potencial dos seus filhos através da promoção da curiosidade, da criação de um lar que os apoie e da promoção da aprendizagem como um amigo. Por exemplo, participar em actividades educativas em conjunto, falar sobre as experiências escolares e realçar as realizações podem ser bons factores de motivação e ajudar as crianças a acreditarem em si próprias.