Programas de imersão bidirecional
Os programas de imersão bidirecional são programas educativos especiais criados para promover o bilateralismo e a biliteracia entre os alunos, misturando falantes nativos de inglês com falantes nativos de outras línguas numa sala de aula idêntica. O principal objetivo destes programas é aprender bem as duas línguas e, ao mesmo tempo, proporcionar conhecimentos culturais e resultados académicos.
Os principais objectivos dos programas de imersão bidirecional são alcançar um elevado grau de proficiência em duas línguas, ajudar os alunos a desenvolver uma atitude positiva em relação às diferentes culturas e garantir o sucesso académico de todos os alunos. Acolhendo tanto os alunos de línguas como os falantes nativos de inglês num ambiente bilingue, estes programas gostariam de atingir o objetivo de criar uma comunidade de apoio onde a diversidade cultural é respeitada e as competências linguísticas são alargadas.
As vantagens cognitivas do bilinguismo, tais como uma melhor capacidade de resolução de problemas e uma maior flexibilidade mental, são as principais causas do sucesso dos alunos do programa de imersão bidirecional mais frequentemente do que os seus homólogos nestas matérias. Um exemplo disso é a descoberta generalizada de que estes alunos não só adquirem melhores competências de literacia nas duas línguas utilizadas, como também tendem a obter melhores resultados nos testes padronizados do que os seus colegas que frequentam os programas monolingues.
Os programas de imersão bidirecional têm de lidar com algumas questões, por exemplo, a questão de garantir que a representação dos falantes nativos de ambos os grupos linguísticos é equilibrada, de dispor de recursos suficientes para incluir o desenvolvimento do currículo e de ultrapassar os obstáculos da possível resistência colocada pelos pais ou pela comunidade que não têm conhecimento do programa de educação bilingue. Além disso, a formação de professores é um fator muito importante, uma vez que os professores precisam de ser bons em ambas as línguas e de saber como implementar estratégias de imersão eficazes.
Os programas de imersão bidirecional são implementados em distritos escolares e campus em vários locais dos Estados Unidos, com a ajuda do programa Espanhol-Inglês do Distrito Escolar Unificado de São Francisco ou do Programa de Imersão em Duas Línguas do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles. O aumento do envolvimento dos alunos, a proficiência linguística, bem como a criação e a adoção de diversas culturas pela comunidade foram os benefícios destes programas que foram observados.