Ensino transformacional
O ensino transformacional é uma abordagem educativa que enfatiza mudanças importantes nas mentalidades, atitudes e comportamentos dos alunos através da participação ativa e do pensamento crítico. Destaca a auto-consciência, a responsabilidade social e a capacidade de aprendizagem ao longo da vida dos alunos, bem como o ambiente que é criado para que os alunos mudem a forma como se percepcionam a si próprios e ao mundo que os rodeia.
O ensino transformacional baseia-se principalmente na igualdade de fomentar o pensamento crítico, promover a aprendizagem ativa, incentivar a autorreflexão e criar um ambiente de aprendizagem favorável. Estes princípios destinam-se a interiorizar profundamente os alunos, tornando-os assim mais abertos à contra-argumentação da sua própria posição e crenças. Por exemplo, o envolvimento de estudos de casos ou de discussões de grupo promove a capacidade dos alunos estudiosos para resolverem em grupo questões do mundo real, aumentando assim as suas capacidades de pensamento crítico.
Os métodos de ensino tradicionais são diferentes dos trabalhos habituais, proporcionando ao aluno o crescimento e a pertença à sociedade. A sala de aula tradicional é frequentemente orientada para a aprendizagem individual de factos e para o sucesso nos testes estatais, mas a sala de aula transformacional promove a aprendizagem de competências de comunicação através do trabalho de grupo e da receção de novas experiências. Por exemplo, em vez de dar palestras, um professor transformacional pode conduzir uma experiência de aprendizagem baseada em projectos que leve os alunos a aplicar conceitos em situações da vida real.
A participação ativa dos alunos é fundamental para o processo de ensino transformacional, porque é o principal fator que evoca a motivação e o investimento na aprendizagem. Os alunos activos não só fazem mais trabalho numa aula, como também assumem a responsabilidade pela sua própria educação, o que resulta numa compreensão mais profunda do material e numa retenção do conhecimento a longo prazo. Os professores podem utilizar diferentes ferramentas de envolvimento, como debates interactivos, actividades práticas e ensino entre pares, para fazer com que a turma passe de uma aula tradicional para uma comunidade de aprendizagem jovem e vibrante, em que os alunos se sintam valorizados e capacitados.
Uma abordagem de ensino transformacional que está a ser utilizada aqui é um projeto de serviço de aprendizagem que é um trabalho conjunto dos estudantes e de uma ONG local que visa resolver um problema social. Neste contexto, os alunos utilizam a sua formação teórica para abordar questões reais, reflectem sobre as suas interações e alimentam os seus sentimentos de empatia e preocupação com a causa social. Este tipo de projectos não é apenas um meio de tornar a aprendizagem mais interessante e eficaz, mas também uma forma de fazer com que os alunos sintam que são agora os actores da mudança e do desenvolvimento sustentável nas suas comunidades, o que representa exteriormente as ideias da educação transformacional.