Tempo na tarefa
O Tempo na Tarefa é o tempo que um aluno está passa ativo numa determinada tarefa ou atividade. Esta métrica é a principal medida da taxa de produtividade, dos resultados da aprendizagem e das estratégias de ensino em ambientes escolares.
Há uma série de factores que podem afetar o tempo despendido numa tarefa, tais como a dificuldade da tarefa, a motivação, os recursos e a distração do ambiente. Por exemplo, um problema de matemática em várias etapas requer mais tempo e atenção do que uma tarefa de leitura, afectando assim o tempo proporcional que os alunos gastam em cada atividade.
Os educadores dispõem de várias ferramentas e técnicas, tais como ferramentas de controlo do tempo, observação e auto-relatórios dos alunos, para quantificar o tempo na tarefa. Um bom exemplo é um software que regista o tempo despendido em iniciativas digitais; os dados fornecidos podem ser utilizados pelos educadores para a análise estatística das iniciativas digitais dos alunos, determinando assim o seu empenho e identificando áreas a melhorar.
O tempo dedicado às tarefas não só é importante, como também tem um papel direto nos resultados da aprendizagem; o tempo que os alunos dedicam a tarefas relevantes é diretamente proporcional ao material que compreendem e recordam. Por exemplo, estudos recentes comprovaram que os alunos que participam em sessões de estudo regulares têm mais probabilidades de obter notas mais elevadas nos testes do que aqueles que fazem tempos de estudo divididos.
O Tempo na Tarefa refere-se ao tempo que os alunos dedicam e ao tempo gasto na tarefa em que participam ativamente. Os professores podem maximizá-lo através de várias estratégias, como a definição de objectivos claros, a eliminação de distracções e a utilização de técnicas de aprendizagem ativa. Por exemplo, utilizando abordagens como conversas de grupo ou o método de aprendizagem prática, os alunos podem manter-se concentrados e entretidos, podendo assim dedicar mais tempo a tarefas relevantes.