Aulas por níveis
As aulas são concebidas para garantir que os alunos com diferentes níveis de preparação, interesses e perfis de aprendizagem na mesma sala de aula tenham acesso às mesmas. Isto é conseguido fazendo com que cada aluno interaja com o mesmo material da matéria principal e receba apoio personalizado, que é a base da aprendizagem personalizada. Esta forma de aprendizagem oferece oportunidades para os alunos aprenderem de uma forma mais aprofundada e extensiva, contribuindo assim para uma melhor compreensão e retenção da matéria.
Três partes cruciais de uma aula por níveis são os objectivos de aprendizagem, as avaliações e as estratégias de ensino concebidas para alunos com necessidades diferentes. Talvez o professor permita que os alunos mais avançados estudem e analisem sozinhos alguns textos complexos, enquanto dá aos alunos com dificuldades alguns recursos simplificados. Esta diferenciação significa que todos os alunos estão a trabalhar para os mesmos objectivos de aprendizagem, mas aos seus níveis, conforme apropriado.
Os professores devem começar por avaliar o grau de preparação e o estilo de aprendizagem dos alunos através de pré-avaliações ou observações, para poderem atuar corretamente na implementação de aulas faseadas. Após esta etapa, podem criar tarefas que diferem em termos de complexidade e apoio, como projectos de grupo com papéis variáveis ou tarefas independentes que estejam de acordo com os perfis de aprendizagem individuais. Além disso, o feedback contínuo e as adaptações ligadas ao crescimento do aluno são condições vitais para o sucesso.
Numa aula por níveis, pode fornecer diferentes variantes de um conjunto de problemas de matemática, consistindo em alunos avançados a resolver problemas complexos de palavras, enquanto outros estão a praticar operações básicas. Por exemplo, nos módulos de literatura, os alunos avançados podem contemplar temas apresentados num romance, enquanto outros podem concentrar-se no resumo do capítulo. Isto permite que todos os alunos lidem de forma significativa com o material, independentemente do seu nível de competências.
As aulas por níveis oferecem uma série de vantagens, sendo a principal o maior nível de participação e motivação dos alunos, uma vez que conseguem resolver tarefas que não são nem demasiado fáceis nem demasiado difíceis. Além disso, fomenta uma mentalidade de crescimento porque permite que os alunos avancem de acordo com o seu ritmo e dá-lhes a sensação de sucesso. Esta última é a forma de aumentar a colaboração entre pares, uma vez que os alunos trabalham normalmente em conjunto e adquirem conhecimentos a partir dos pontos fortes de cada um.