Currículo com base em temas
Um currículo temático é organizado em torno de um determinado tema ou tópico e é isso que é ensinado. Um tema só será integrado noutro tema para mostrar a ligação entre os dois, mas a aula será totalmente sobre o tema exterior. Este método de currículo promove uma compreensão mais profunda dos materiais, uma vez que os alunos podem talvez descobrir várias ligações a diferentes tópicos e retê-los melhor, para além do seu maior envolvimento.
Um currículo baseado num tema oferece as vantagens de uma participação ativa dos alunos, do desenvolvimento de competências de pensamento crítico e de uma compreensão abrangente ou holística dos conteúdos. Ao aprofundar um tema através de várias disciplinas - por exemplo, ciências, literatura e arte - os alunos serão capazes de compreender as ligações e apreciar a relevância dos seus próprios estudos, o que ajuda ainda mais a reter os conhecimentos durante mais tempo. Assim, um possível tema relacionado com a "sustentabilidade" poderia incluir lições como o ambiente nas ciências, a economia e a sociedade nos estudos sociais.
O passo inicial de um professor para pôr em prática um currículo temático é determinar um tema central que esteja de acordo com as normas educativas e com os interesses dos alunos. Em seguida, o professor prepara uma aula multidisciplinar que inclui várias disciplinas e actividades como projectos, debates e visitas de estudo. Um esforço de colaboração entre os professores envolvidos de várias disciplinas é vital para a construção de uma frente unificada. Por exemplo, um tópico como "exploração espacial" poderia incluir aulas de ciências sobre o sistema solar, tarefas de escrita sobre astronautas e actividades artísticas como a construção de modelos de naves espaciais.
Os professores podem deparar-se com questões como a necessidade de um planeamento minucioso e de colaboração entre as diferentes disciplinas, possíveis desacordos com as regras dos testes padronizados e problemas na avaliação da compreensão dos alunos em relação às diferentes disciplinas. Além disso, alguns educadores podem sentir que não estão preparados para coordenar corretamente as disciplinas. Como forma de responder a estes desafios, os professores podem ter tempo de desenvolvimento profissional e de planeamento colaborativo, partilhando estratégias e recursos de que dispõem.
É claro que um currículo baseado na idade pode ser definido em função do tema de diferentes complexidades e do nível de reflexão desejado. As crianças podem manifestar interesse por temas como "animais" e "estações do ano", que estão mais próximos do projeto de construção, de jogos e de leitura eficaz de livros; por outro lado, os temas das "questões" globais e da "tecnologia", que são tratados com leitura crítica e escrita de investigação, são muito mais bem trabalhados pelos mais velhos. É essencial que o currículo seja introduzido num período em que as potencialidades sejam favoráveis e é desta forma que todas as crianças são incluídas com sucesso no processo de aprendizagem.