Instrução temática
Enquanto educação tipológica, o ensino temático é uma forma hábil de reunir mais do que uma disciplina, ou seja, de as ensinar em torno de um tema ou tópico específico. Este método de ensino interdisciplinar promove a aprendizagem de várias matérias em simultâneo, aumenta o envolvimento dos alunos e facilita a síntese de conhecimentos de diferentes contextos.
O ensino temático tem muitas vantagens, tais como ajudar a aumentar o empenho dos alunos, a reter os seus conhecimentos de forma eficaz e também a capacidade de relacionar conceitos de diferentes disciplinas entre si. Para ilustrar, um hino como "sustentabilidade ambiental" poderia ligar aulas de ciências, estudos sociais e arte, etc., tornando assim a experiência de aprendizagem mais relevante e significativa.
Para realizar o ensino temático, os educadores têm de começar por escolher um tema central que vá ao encontro dos interesses dos alunos e das normas curriculares.<br />De seguida, têm de conceber aulas interdisciplinares que incluam diferentes disciplinas, implementar métodos de ensino diversificados e autorizar os alunos a compreender o projeto ou a apresentação sobre o tema.
Unidade de Instrução Temática" pode ser um exemplo de unidade como "Explorando o Espaço". Esta unidade contém lições de ciências sobre o sistema solar, exercícios de matemática que envolvem o cálculo de distâncias entre planetas e actividades de leitura baseadas em literatura de ficção científica que incluem a leitura e a escrita com diferentes. Ao integrar estes temas nas ciências espaciais, os alunos podem ver a questão de vários ângulos, o que, por sua vez, aumenta a sua compreensão da mesma.
Os cursos de estudo são os que englobam situações como o alinhamento das normas estatais em diferentes disciplinas, a gestão das diversas necessidades dos alunos dentro de um fluxo temático e o aumento do tempo de planeamento necessário para a criação de unidades abrangentes. Estes problemas podem ser resolvidos através do trabalho de equipa com outros professores e da formação profissional contínua.