Redução da ansiedade nos testes
As técnicas e estratégias que se centram na redução da ansiedade nos testes são designadas por redução da ansiedade nos testes. Trata-se de um instrumento bastante importante, uma vez que os níveis extremos de ansiedade que podem resultar de um mau desempenho podem não só impedir o desempenho, mas também levar a piores resultados e a uma série de problemas de saúde mental.
Os exercícios de respiração profunda, a visualização e a conversa interna positiva são algumas das técnicas mais eficazes que podem ajudar a lidar com a ansiedade dos testes. Um exemplo disto é a prática da respiração profunda, que pode ajudar a acalmar facilmente o corpo e a mente antes de um teste. Além disso, as técnicas de visualização em que se recorda de si mesmo depois do teste com bom humor podem ajudá-lo muito a aumentar a sua confiança. Além disso, considerar os pensamentos negativos com a sugestão de afirmações positivas pode mudar significativamente a sua mentalidade para melhor.
A confiança e a familiaridade com o material são os ganhos da preparação, que é um elemento-chave na redução da ansiedade dos testes. Os alunos podem sentir-se melhor e menos ansiosos no dia do exame fazendo um calendário de estudo, praticando com perguntas antigas e dividindo a matéria em partes pequenas. Por exemplo, um aluno que estuda sistematicamente as matérias com frequência sentir-se-á mais bem preparado e menos stressado do que um aluno que estuda tudo numa noite anterior.
A gestão da ansiedade dos testes é muito influenciada pela mentalidade, e uma mentalidade de crescimento é a melhor forma de criar resiliência e uma abordagem positiva aos desafios. Dar ênfase aos projectos como marcos no processo de aprendizagem, em vez de medo, pode ajudar a diminuir os níveis de ansiedade. Para elaborar, os alunos com uma mentalidade de crescimento têm uma maior probabilidade de encarar os fracassos como um acionista na aprendizagem experimental, o que lhes seria útil para reduzir o stress durante os exames.
Sim, implementações específicas no estilo de vida de uma pessoa podem oferecer uma grande ajuda na gestão da ansiedade dos testes, em grande medida. Uma rotina regular de exercícios físicos, uma dieta que contenha todos os nutrientes necessários e dormir o suficiente são elementos-chave para um bom estado de saúde, além de poderem ajudar a reduzir a ansiedade. A título de exemplo, a prática regular de exercício físico não serve apenas para melhorar o humor, mas também para melhorar o estado mental, o que leva a uma melhor concentração nos estudos e, consequentemente, a uma menor ansiedade perante os testes.