Ensino em equipa
O ensino em equipa é uma estratégia de ensino em que dois ou mais professores trabalham em conjunto para organizar as aulas, ensinar e avaliar a aprendizagem dos alunos num ambiente de sala de aula partilhado. Este método de aprendizagem é mais eficaz graças à combinação dos diferentes estilos de ensino dos professores e dos seus conhecimentos, o que resulta numa atmosfera educativa mais interessante e favorável.
O ensino colaborativo oferece várias vantagens, tais como a fusão de diferentes métodos de ensino que podem satisfazer uma vasta gama de preferências de aprendizagem dos alunos. Além disso, serve de plataforma para os educadores transferirem os seus conhecimentos uns para os outros, o que, por sua vez, acrescenta diversidade aos cursos oferecidos. Para ilustrar, numa aula integrada de ciências e matemática, um instrutor pode concentrar-se nos aspectos teóricos de um assunto, enquanto o outro intervirá com as aplicações práticas, aumentando assim a compreensão global e o envolvimento dos alunos.
Para facilitar uma boa colaboração entre as equipas de ensino, os principais pré-requisitos são a comunicação aberta, o respeito mútuo e os objectivos comuns. Os professores devem realizar reuniões periódicas para discutir os seus programas de aulas, o progresso dos alunos e as estratégias de ensino. Em particular, a utilização de uma ferramenta de colaboração como o Google Docs pode permitir um feedback e um planeamento em tempo real que optimizará o alinhamento de ambos os educadores relativamente às suas abordagens e objectivos de ensino.
As principais dificuldades enfrentadas durante o ensino em equipa são os desacordos devidos a diferentes estilos de ensino, a distribuição desigual da carga de trabalho e a falta de coordenação no desenvolvimento dos horários. A este respeito, os professores devem começar por definir claramente os diferentes papéis e deveres e manter a comunicação direta e aberta. Podem, por exemplo, atribuir partes específicas do currículo a cada professor, o que lhes permitiria demonstrar as suas competências nas áreas em que se destacam.
A colaboração é a melhor abordagem ao ensino em equipa porque é mais eficaz em salas de aula inclusivas com alunos com diferentes necessidades e capacidades. É sobretudo testemunhada em modelos de co-ensino, por exemplo, em contextos de ensino especial, em que um educador geral faz parceria com um professor de ensino especial para dar aos alunos as modificações de que necessitam. Esta cooperação permite que todos os alunos recebam a atenção e os recursos necessários para poderem atingir os seus objectivos académicos.