Tempo de conversa com o professor (TTT)
O já referido Tempo de Conversa do Professor (TTT) é o tempo gasto pelo professor para explicar algo na sala de aula, por oposição ao tempo que os alunos estão livres para dialogar ou realizar actividades. Um bom equilíbrio do TTT é importante, porque demasiada conversa do professor pode fazer com que os alunos sejam menos activos e não realizem todo o seu potencial na aprendizagem de línguas, enquanto a quantidade certa lhes permite estar mais envolvidos no processo de aprendizagem e interagir uns com os outros.
O Tempo de Conversa do Professor adequado é diferente em cada ambiente de sala de aula, embora por vezes os professores sejam aconselhados a dedicar apenas 30% a 40% do tempo da aula ao TTT. Os alunos devem ocupar o resto do tempo, cerca de 60% a 70%. Por exemplo, se houver 60 minutos numa aula, os professores devem passar principalmente 18-24 minutos a falar e estas serão as aulas que incluem uma promoção das actividades centradas no aluno que melhoram a aprendizagem.
Demasiado tempo de exposição do professor pode promover uma aprendizagem passiva em que os alunos perdem o interesse e participam menos ativamente. Por exemplo, se um professor apresentar uma palestra a maior parte do tempo sem interação dos alunos, isso pode levar ao seguinte: os alunos lembram-se menos da informação, têm falta de motivação e perdem oportunidades de praticar competências linguísticas ou pensamento crítico.
Um professor pode facilmente reduzir o TTT utilizando diferentes técnicas, como perguntas abertas, colaboração entre alunos e debates conduzidos pelos alunos. Por exemplo, em vez de uma longa explicação, o professor pode fazer uma pergunta que leve os alunos a resolvê-la em conjunto e que, consequentemente, torne a aula mais cativante.
No início, os professores podem comprovar o seu TTT gravando as suas aulas e verificando se o tempo de intervenção que dão ou a taxa de interação dos alunos é mais elevada. Além disso, a utilização de ferramentas de registo do tempo ou a observação pelos pares podem fornecer dados. Por exemplo, depois de ter dado uma aula, um professor pode olhar para a gravação e medir o tempo do seu discurso em comparação com o tempo que os alunos dedicaram a debates ou outras actividades, tendo assim a possibilidade de alterar o seu estilo de ensino.