Eficácia do professor
O termo eficácia do professor é descrito como a confiança de um professor no seu potencial para contribuir positivamente para a aprendizagem e o crescimento de uma criança. O aspeto significativo deste termo é que altera a forma como o professor ensina, a forma como os alunos se envolvem e tem um efeito direto no sucesso dos alunos.
A eficácia do professor é apoiada por muitos factores, como o desenvolvimento profissional, as experiências na sala de aula e o apoio recebido dos colegas e da administração. Por exemplo, os professores que participam continuamente em sessões de formação partilham que se sentem mais seguros em relação às suas capacidades de ensino e, por conseguinte, os alunos têm um melhor desempenho.
A eficácia do professor tem uma influência preponderante nos resultados dos alunos; os professores que confiam na sua competência para ensinar devem criar, na maior parte das vezes, ambientes de ensino mais atractivos e favoráveis. Os estudos revelam que os alunos que são ensinados por professores altamente eficazes obtêm geralmente notas académicas mais elevadas e apresentam uma motivação e uma autoestima mais significativas.
Indubitavelmente, a eficácia de um professor pode ser desenvolvida através da implementação de várias medidas, tais como o desenvolvimento profissional direcionado, programas de orientação e a utilização de técnicas de ensino colaborativas. Um caso em questão é o anterior entrelaçamento de um programa de tutoria em que os professores principiantes alternam com instrutores experientes. Consequentemente, é uma peça-piloto de apoio e ganha poder suficiente (a partir de) e da perceção da eficácia do professor na sala de aula.
A autorreflexão é um elemento fundamental para aumentar a eficiência dos professores; permite-lhes avaliar os seus métodos de ensino, encontrar áreas que precisam de ser melhoradas e reconhecer as suas realizações. As actividades de reflexão, como escrever um diário ou receber comentários de outros, podem ajudar os professores a ver a sua eficácia com mais clareza e, assim, fazer planos para melhorar o progresso dos alunos.