Eficácia colectiva dos professores
A Eficiência Colectiva dos Professores denota a convicção mútua dos professores quanto à sua capacidade de influenciar positivamente a aprendizagem e o desempenho académico dos alunos. Este é o ponto fulcral do trabalho de equipa, do carinho e da sua responsabilidade conjunta pelos resultados dos alunos, que são imperativos para a construção de um ambiente de aprendizagem eficaz.
Os principais aspectos da Eficácia Colectiva dos Professores são a colaboração, a confiança e os objectivos comuns entre os professores. Através da colaboração, os professores podem trocar métodos e conhecimentos, enquanto a confiança cultiva um ambiente de fair play em que os professores têm a sensação de liberdade para assumir riscos e criar coisas. Os objectivos comuns são a base para a unificação das abordagens destinadas a melhorar o desempenho dos alunos, e também elevam a eficiência total do pessoal a um nível mais elevado.
De acordo com os resultados da investigação, a eficácia colectiva dos professores é um dos indicadores mais importantes do sucesso dos alunos. O facto de os professores confiarem na sua capacidade colectiva de fazer a diferença aumenta a probabilidade de executarem os métodos de ensino corretos e eficazes e de participarem na formação necessária. Por exemplo, as instituições onde a eficácia colectiva é elevada registam frequentemente ganhos no desempenho dos alunos em testes padronizados e também um aumento no número de alunos diplomados, porque os professores colaboraram para resolver as dificuldades dos alunos e também trocaram os métodos bem sucedidos.
A eficácia colectiva dos professores pode ser cultivada pelas escolas através da criação de comunidades de aprendizagem profissional que impliquem a colaboração constante dos professores, a partilha das suas experiências e a reflexão sobre as suas práticas. Além disso, a promoção de relações entre o pessoal pode ser feita através de oportunidades de ensino em equipa, da organização de sessões regulares de feedback e do reconhecimento de realizações colectivas.</span> Por exemplo, uma escola que realize reuniões mensais onde os professores possam falar sobre o progresso dos alunos e desenvolver intervenções de forma colaborativa.
É claro que a eficácia colectiva dos professores pode ser avaliada através de inquéritos que exploram as crenças dos professores relativamente ao efeito do seu consórcio na aprendizagem dos alunos. Estes inquéritos incluem principalmente as noções de colaboração, responsabilidade partilhada e perceção da eficácia. Também é possível obter uma visão da relação entre a eficácia colectiva e o desempenho académico dos alunos através do estudo exaustivo dos dados de desempenho dos alunos juntamente com os resultados dos inquéritos aos professores. Assim, é possível obter uma imagem mais clara do seu impacto.