Instrução baseada em tarefas
A Instrução Baseada em Tarefas (TBI) é um método que se centra no papel fundamental dos alunos na realização de tarefas reais no processo de aprendizagem. Esta técnica implica estimular o entusiasmo dos alunos, a comunicação e a forma como aplicam a língua num contexto real, tornando a aprendizagem da língua mais concreta e eficaz.
Os critérios da Instrução Baseada em Tarefas são os seguintes: tarefas que têm uma relação verdadeira e direta com os alunos, uma ênfase no processo de conclusão da tarefa como uma prioridade sobre o produto final, e oportunidades para os alunos colaborarem. Uma tarefa pode ser a organização de uma viagem em que os alunos têm de utilizar as suas competências linguísticas para falar sobre o orçamento, a logística e os locais em conjunto.
As técnicas de ensino convencionais centram-se frequentemente na instrução direta e na memorização mecânica, ao passo que a Instrução Baseada em Tarefas dá ênfase ao envolvimento dos alunos em tarefas reais. Este método leva os alunos a utilizar a língua-alvo em condições reais, melhorando assim a sua retenção e fluência. Por exemplo, em vez de aprenderem vocabulário de cor, podem participar numa atividade de dramatização em que pedem comida num restaurante.
A Instrução Baseada em Tarefas tem muitas vantagens, tais como o aumento da motivação dos alunos, o aperfeiçoamento da língua e a melhoria do pensamento crítico. As tarefas reais que os alunos realizam, por sua vez, fazem com que eles próprios apreciem o processo de aprendizagem e sejam capazes de o relacionar com as suas vidas. Por exemplo, a realização de um projeto intitulado "Planear um projeto de serviço comunitário" pode ser uma atividade divertida e motivadora para os alunos, através da qual também praticam e desenvolvem as suas competências de comunicação.
Uma das formas como os professores podem utilizar a Instrução Baseada em Tarefas é escolher tarefas apropriadas que se enquadrem tanto nos níveis de proficiência dos alunos como nos objectivos de aprendizagem envolvidos. Além disso, dar instruções claras, organizar o trabalho de grupo e fazer com que os alunos reflictam após a tarefa são alguns dos factores importantes que os ajudam a aprender eficazmente. Por exemplo, um professor pode dar uma tarefa em que os alunos fazem uma apresentação sobre a sua cidade natal e, em seguida, ter uma sessão de revisão pelos pares em que discutem a utilização da língua e as competências de apresentação.