Rubricas sumativas
As rubricas sumativas são ferramentas de avaliação utilizadas para verificar a aprendizagem dos alunos no final de uma unidade de ensino, medindo a aprendizagem em função de um critério específico. São valiosas porque oferecem um esquema simples de classificação e ajudam a tornar as avaliações mais consistentes e transparentes.
O principal objetivo das rubricas sumativas é oferecer um quadro de avaliação padrão que ajude os professores a medir o desempenho dos alunos em relação a objectivos de aprendizagem predefinidos. Por exemplo, quando um aluno escreve um ensaio, uma rubrica sumativa pode abranger áreas específicas como a estrutura, o desenvolvimento de ideias, a linguagem e o formato, permitindo assim que o professor atribua uma nota final com base na avaliação global.
Um dos tipos de rubricas para concluir a aprendizagem dos alunos no final de um período de instrução é a rubrica sumativa, ao passo que as rubricas formativas são as que abordam a avaliação contínua do aluno e, por conseguinte, dão feedback sobre a aprendizagem. Por exemplo, a rubrica sumativa pode ser utilizada num projeto final, a rubrica formativa pode ser utilizada em rascunhos de um projeto que necessitem de modificações antes da apresentação do rascunho final;
Uma rubrica sumativa pode ser, por exemplo, a utilizada para um projeto de ciências com critérios de avaliação separados para a qualidade da investigação, a capacidade de apresentação e a compreensão do método científico. Cada um desses critérios pode ser classificado numa escala de 1 a 4, em que 1 se refere a "precisa de ser melhorado" e 4 significa "desempenho exemplar". Assim, a combinação das classificações pode dar uma pontuação total que significa o desempenho global do aluno no projeto.
As vantagens das rubricas sumativas são o facto de clarificarem a classificação, assegurarem avaliações consistentes e ajudarem a dar um feedback construtivo; são também úteis na comunicação dos critérios aos alunos envolvidos, para que estes compreendam o que deve ser feito para terem um desempenho a diferentes níveis, por exemplo, atingindo ou excedendo os objectivos de aprendizagem estabelecidos.