Avaliação sumativa
A avaliação sumativa é uma forma de avaliar a aprendizagem, a aquisição de competências e os resultados académicos dos alunos no final de um determinado período de instrução. Inclui normalmente testes padronizados, projectos finais ou exames abrangentes que medem a eficácia dos programas educativos e, assim, informam as partes interessadas sobre o progresso dos alunos.
A avaliação sumativa diz respeito principalmente à avaliação da aprendizagem dos alunos no final de uma unidade de ensino, comparando-a com uma norma ou um padrão de referência. A título de exemplo, um exame final numa disciplina de matemática mede a forma como os alunos apreenderam os conteúdos ao longo do período e pode levar os educadores a modificar as suas estratégias de ensino no futuro.
A avaliação sumativa é efectuada no final da fase de aprendizagem para determinar o nível global de desempenho dos alunos, enquanto a avaliação formativa ocorre durante a fase de aprendizagem para fornecer feedback contínuo. A título de exemplo, os questionários e os rascunhos são avaliações formativas que ajudam a orientar a aprendizagem dos alunos, enquanto um projeto final é apresentado como uma avaliação sumativa que envolve o julgamento do total de conhecimentos e competências.
Os exemplos mais comuns de avaliações sumativas são os testes de fim de curso, os testes padronizados, os projectos de fim de período e os testes práticos. Um exemplo de avaliação sumativa da unidade é um projeto numa feira de ciências baseado nas ideias aprendidas. Este projeto é realizado pelos alunos para manifestarem a sua compreensão dos conceitos científicos e para os aplicarem num contexto prático.
A importância das avaliações formativas nos processos de ensino e de aprendizagem é considerável, uma vez que fornecem os dados necessários sobre o desempenho dos alunos e a eficácia dos programas. Elas identificam as dificuldades dos aspirantes e, consequentemente, os professores podem fazer os ajustes necessários na sua abordagem pedagógica. Para ilustrar este facto, se uma parte considerável da turma tiver um mau desempenho numa avaliação sumativa, isso significaria as alterações que têm de ser feitas no currículo ou os recursos adicionais necessários nessa área.