Integração de temas
Integração interdisciplinar de matérias. É uma técnica que consiste em combinar duas ou mais disciplinas de estudo para um programa piloto e depois ensiná-las de uma forma mais coerente e mais completa. Isto é importante porque promove as capacidades de pensamento crítico dos alunos, estimula a sua imaginação e dá a oportunidade de a aquisição de conhecimentos ser aplicada no mundo real.
A integração de disciplinas tem várias vantagens, como o aumento do empenhamento e da motivação dos alunos, que proporciona ao tornar o conteúdo mais relevante e aplicável às suas vidas. Um dos exemplos é a mistura de duas disciplinas diferentes, como a ciência e a arte, através da qual os alunos podem inventar mais projectos artísticos relacionados com a sua disciplina enquanto exploram as regras científicas, pelo que o conhecimento é melhor interiorizado e recordado durante mais tempo.
A integração de disciplinas através de unidades temáticas que abrangem o currículo de várias disciplinas em torno de um tema ou projeto central é uma forma de os professores o fazerem. Uma unidade perfeita para este exemplo pode ser as alterações climáticas, com as seguintes disciplinas envolvidas: ciências (estudo do ecossistema), geografia (regiões afectadas) e estudos sociais (políticas e impacto humano), o que incentiva a colaboração e as competências de pensamento crítico.
Os desafios enfrentados pelos professores incluem limitações curriculares específicas, falta de formação em metodologias de ensino interdisciplinares e dificuldade em avaliar resultados de aprendizagem integrados. Por exemplo, os professores podem ter dificuldades em alinhar os instrumentos de avaliação com várias disciplinas, o que pode exigir a utilização de novos esquemas de avaliação concebidos para ter em conta a aprendizagem alcançada pelos alunos em diferentes disciplinas.
A integração das disciplinas não só prepara os alunos para a força de trabalho, como também os torna competentes em várias áreas, como a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a flexibilidade, que são as competências mais necessárias no atual mercado de trabalho. A inter-relação entre várias disciplinas reflecte-se no exemplo em que os alunos que trabalham em cenários da vida real, como a elaboração de um plano de negócios, podem incluir matemática (orçamentação), artes da linguagem (apresentações) e estudos sociais (pesquisa de mercado), respetivamente.