Workshops de competências de estudo
As sessões orquestradas são workshops de competências de estudo que têm como principal objetivo melhorar as capacidades académicas dos estudantes através do ensino de técnicas de estudo eficazes, gestão do tempo e estratégias de aprendizagem. Estas reuniões destinam-se principalmente a promover uma melhor compreensão e retenção do material, pelo que são os principais cursos úteis que conduzem a melhores resultados globais de aprendizagem.
Normalmente, os tópicos abordados nos seminários de competências de estudo são principalmente a gestão do tempo, estratégias de tomada de notas, técnicas de leitura eficazes, preparação para testes e estratégias de exame. Por exemplo, os participantes podem aprender duas abordagens sobre como planear um horário de estudo. Uma dessas abordagens é aprenderem a fazer um plano de estudo que inclua todos os tópicos que têm e pausas entre eles, para conseguirem a máxima concentração e retenção.
Os alunos podem participar em seminários de competências de estudo independentemente da sua idade e nível académico. Isto inclui estudantes do ensino secundário que se preparam para a universidade e estudantes universitários que querem melhorar o seu desempenho académico. Por exemplo, um caloiro que esteja a ter problemas em adaptar-se aos exigentes cursos de nível universitário pode descobrir que os métodos para tomar notas de forma eficaz o ajudam bastante.
A realização de seminários de competências de estudo pode não só fornecer aos alunos técnicas de estudo práticas e competências de gestão do tempo, mas também ajudá-los a compreender e a reter mais material do curso. Por exemplo, se um aluno explorar formas como a recordação ativa e a repetição espaçada, pode reter melhor a matéria e, assim, obter boas notas nos exames.
Os workshops de competências de estudo estão muitas vezes disponíveis de forma diferente; alguns são realizados gratuitamente por diferentes escolas ou instituições de ensino, enquanto outros podem ser pagos, nomeadamente os organizados por empresas privadas de explicações. Recomenda-se que os estudantes se informem junto das suas instituições académicas sobre os recursos gratuitos disponíveis.