Competências para o sucesso dos estudantes
As Competências de Sucesso do Aluno são um conjunto de capacidades necessárias que permitem aos alunos percorrer com êxito o seu percurso educativo, alcançar pontos altos académicos e experimentar o crescimento pessoal. Trata-se de competências como o pensamento crítico, a gestão do tempo, a comunicação eficaz e a colaboração, todas elas importantes para o sucesso tanto no meio académico como no mundo real.
Os principais aspectos da aprendizagem para ser um estudante bem sucedido incluem a forma de controlar o tempo, estudar eficientemente, estabelecer objectivos e estabelecer contacto com outras pessoas. Basicamente, se um aluno criar determinados objectivos académicos e planear o seu tempo utilizando uma agenda, pode ser mais produtivo e ter um melhor desempenho nas aulas.
Em primeiro lugar, o pensamento crítico constitui um fator importante para o sucesso dos alunos, uma vez que os ajuda a implementar acções analíticas, a avaliar argumentos e, subsequentemente, a tomar decisões racionais com base no que aprenderam. Um exemplo disso é um aluno que aplica o pensamento crítico quando procura as fontes durante a pesquisa. Este aluno pode assim criar um trabalho bem estruturado e, consequentemente, apreender melhor os conteúdos.
A comunicação eficaz é da maior importância para os alunos, uma vez que é um meio de colaboração, de respeito, de aprofundamento das relações com os colegas e professores e de facilitação da expressão clara de ideias. Um aluno que exprima claramente o seu ponto de vista numa apresentação ou numa discussão de grupo será provavelmente mais cativante e capaz de persuadir o público de uma forma positiva.
O sucesso dos estudantes depende da resiliência, uma vez que esta constitui a base para os estudantes enfrentarem os problemas e as dificuldades do seu percurso académico. Um exemplo disso é um estudante resiliente que obtém uma má classificação num teste; absorve a lição do incidente, procura ajuda e reestrutura o seu plano de estudo, o que acaba por resultar num melhor desempenho no futuro.