Apropriação da avaliação pelos alunos
A expressão "apropriação da avaliação pelo aluno" designa o cenário em que os alunos participam ativamente na avaliação da sua educação e compreensão. Trata-se de uma ideia essencial devido aos seus efeitos estimulantes sobre a autorregulação e a responsabilização e, em última análise, o envolvimento com o material é muito mais profundo, o que conduz a uma mentalidade de crescimento.
A avaliação é, na verdade, uma atividade conduzida pelo aluno que ajudará a aumentar a motivação e o empenho, uma vez que os alunos são obrigados a ser responsáveis pelo seu próprio progresso educativo. Por exemplo, se os alunos estabelecerem objectivos pessoais e fizerem uma autorreflexão, estarão mais empenhados na sua aprendizagem. Isto melhoraria o aspeto da auto-eficácia e o resultado seria um melhor desempenho académico.
As actividades de autoavaliação e de avaliação pelos pares são as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores para permitir que os alunos tenham controlo sobre a sua aprendizagem. Após um projeto, por exemplo, os alunos podem aplicar uma rubrica para avaliar o seu trabalho e o dos colegas, o que os ajuda a reconhecer os pontos fortes e fracos do projeto e, por conseguinte, promove a aprendizagem reflexiva.
O facto de um estudante se apropriar do seu feedback deve-se principalmente ao facto de este lhe permitir saber como está o seu desempenho e o que deve melhorar. Os conselhos de qualquer pessoa são o principal incentivo para que o aluno prossiga com as acções que o ajudarão a aprender. Por exemplo, o feedback detalhado do professor sobre a redação de um aluno é como um guia para o aluno rever esse trabalho, o que significa que é o aluno que decide e controla o seu processo de aprendizagem.
É certo que a implementação da avaliação de propriedade do aluno pode ser efectuada em praticamente todas as disciplinas. Por exemplo, em matemática, os alunos podem utilizar questionários como abordagem para a avaliação dos conceitos que não compreendem totalmente e podem refletir sobre os erros para os melhorar. O professor ajusta os planos de avaliação em várias disciplinas de modo a facilitar a aquisição da apropriação. A implementação da avaliação da apropriação pelos alunos pode ser feita em todas as disciplinas, incluindo a matemática. Por exemplo, enquanto disciplina quantitativa, os alunos recorrem a questionários para avaliar a sua compreensão dos conceitos e fazem reflexões sobre os erros para os corrigir. Por conseguinte, a explicação do plano de avaliação é que o professor organiza as aulas de forma a que os alunos participem na seleção e a utilização de diferentes disciplinas pode ajudá-los a realizar melhor as suas tarefas.