Iniciativas de tutoria de estudantes
As iniciativas de tutoria de estudantes são actividades organizadas que oferecem orientação, apoio e consulta aos estudantes por parte de pessoas experientes, frequentemente designadas por mentores. Estes planos tornam-se formativos para promover o desenvolvimento pessoal, melhorar o desempenho académico dos estudantes e torná-los capazes de enfrentar os desafios do futuro emprego, através do estabelecimento de relações interpessoais atractivas entre estudantes e mentores.
Os programas de tutoria de estudantes têm muitas vantagens, tais como melhores resultados escolares, maior auto-confiança e boa preparação para a carreira. Para ilustrar, as estatísticas que se relacionam com os estudantes que participam em tais projectos são: experimentam o prazer de obter melhores notas e também a sua motivação aumenta, os mentores dão o feedback pessoal de que os estudantes necessitam.
O formato típico destas iniciativas consiste em associar estudantes a mentores de acordo com interesses mútuos ou objectivos de carreira. As actividades destes programas são frequentemente programadas para sessões individuais regulares, juntamente com workshops e eventos de formação de redes educativas. Um exemplo prático deste tipo de programa é o de uma universidade que decidiu criar um sistema de mentores entre pares, em que os estudantes mais jovens formam pares com os novos estudantes, prestando-lhes apoio na superação de diferentes obstáculos académicos e ajudando-os nos seus processos de tomada de decisão.
É possível ter mentores de várias proveniências, como professores, licenciados, pessoas que trabalham no sector ou estudantes mais velhos. Cada mentor oferece perspectivas e histórias distintas; um bom exemplo é o ex-aluno que está numa determinada carreira ou profissão e que pode partilhar as suas experiências e dar dicas aos estudantes que desejam seguir esse trabalho específico.
Os alunos nomeados como mentores podem aperfeiçoar as suas capacidades;a; de liderança, comunicação e empatia. Mas, para além disso, também ajudam esses alunos a consolidar a sua aprendizagem e a ter uma visão mais profunda das respectivas disciplinas. Para ilustrar, um aluno que seja mentor de um colega em matemática não só ajuda o mentorando, como também consolida a sua compreensão e capacidade de resolução de problemas.