Programas de liderança para estudantes
O termo "Programas de Liderança para Estudantes" refere-se às actividades cuidadosamente estruturadas destinadas a desenvolver e a melhorar as capacidades de liderança dos estudantes. O valor destes programas pode ser visto no facto de não só promoverem o crescimento pessoal, mas também encorajarem os estudantes a envolverem-se na comunidade e, finalmente, serem um passo preparatório nas futuras carreiras dos estudantes como líderes profissionais.
A realização dos principais objectivos dos Programas de Liderança Estudantil é a aquisição de competências fundamentais em matéria de recursos humanos, como a comunicação, o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Estes programas visam desenvolver a capacidade dos estudantes para se organizarem, tomarem decisões acertadas e iniciarem actividades de serviço comunitário, dotando-os assim dos conhecimentos e competências necessários para o futuro, tanto a nível académico como profissional. Por exemplo, um currículo pode incluir aulas sobre Hipnotismo, gestão de projectos e negociação de conflitos.
A participação em programas de liderança estudantil oferece aos estudantes a possibilidade de obterem muitas vantagens, incluindo uma melhor auto-confiança, melhores competências interpessoais e um melhor sentido de envolvimento na comunidade. Através de posições de liderança e projectos de trabalho em equipa, os adolescentes têm geralmente uma ideia mais clara das suas vantagens e desvantagens, o que pode ser útil para os orientar para as suas carreiras futuras. Por exemplo, os estudantes podem descobrir um gosto pela advocacia ou pela organização de eventos através de experiências práticas.
Nos Programas de Liderança Estudantil é frequente observar-se uma mistura de actividades como workshops, oportunidades de orientação, projectos de serviço comunitário e retiros de liderança. Estas actividades incorporam modos de estar activos e divertidos para permitir que os formandos aprendam fazendo ou realizem o seu ato em contextos da vida real. Por exemplo, um fim de semana de um programa exclusivo para exercícios de formação de equipas dedicados à liderança ética e à discussão do trabalho em equipa seria um exemplo.
O início bem sucedido de Programas de Liderança Estudantil requer que as escolas ou organizações avaliem primeiro as necessidades e interesses dos seus alunos e depois desenvolvam um currículo que incorpore uma variedade de actividades e oportunidades de aprendizagem. A colaboração com líderes comunitários, antigos alunos e instituições de ensino não só tornaria o programa mais alinhado como também mais eficaz. Para além disso, a continuação do apoio, do feedback e do reconhecimento aos líderes estudantis será uma boa forma de manter a sua motivação e envolvimento.