Objectivos de crescimento dos alunos
Os Objectivos de Crescimento do Aluno (SGOs) são objectivos quantificáveis que os educadores estabelecem para avaliar o nível de aprendizagem do aluno e o seu progresso durante um período específico. Estes objectivos são fundamentais no planeamento e na avaliação da instrução, uma vez que permitem a implementação de tácticas de ensino individualizadas que garantem que todos os alunos realizam o seu potencial.
As partes fundamentais dos Objectivos de Crescimento do Aluno são uma meta de aprendizagem específica, uma medida existente do desempenho do aluno e um resultado quantificável. Um exemplo do mundo real é um professor que define um SGO para a sua turma, cujo objetivo principal é conseguir que pelo menos 80% dos alunos obtenham resultados positivos num teste padronizado até ao final do ano.
O estabelecimento do SGO dá aos professores um quadro rigidamente estruturado para poderem avaliar os níveis de progresso dos alunos e o seu desempenho no ensino. É acompanhado pela designação de objectivos explícitos e mensuráveis para os professores, o que, por sua vez, implica que eles possam diferenciar as áreas que necessitam de ajustes. Assim, é-lhes dada a oportunidade de adaptar os seus métodos de ensino.」 Através do exemplo, verificamos que manter o SGO de um aluno é uma abordagem eficaz para a resolução das dificuldades dos alunos na aprendizagem de frações. Assim, um professor pode enfatizar a implementação de planos de actividades especiais para ajudar o aluno a preencher a lacuna de aprendizagem.
Os Objectivos de Crescimento do Aluno são geralmente avaliados através de avaliações formativas e sumativas, que normalmente englobam várias avaliações, tais como questionários, testes e avaliações baseadas em projectos. A título de exemplo, um professor pode monitorizar regularmente o progresso dos alunos através de diferentes tipos de testes durante todo o ano para poder perceber se o objetivo de crescimento do aluno foi atingido ou não, fazendo modificações na estratégia de ensino, sempre que necessário, para ajudar os seus alunos a aprender.
As OEG são componentes-chave das avaliações de desempenho dos professores, derivando-as de provas quantificáveis da aprendizagem dos alunos e da eficácia do educador. Quando os administradores escolares associam o desenvolvimento profissional a OEG concretas, podem garantir o apoio aos professores na realização dos objectivos estabelecidos, incluindo coisas como o aumento das taxas de literacia dos alunos de um determinado ano de escolaridade ao longo do ano letivo.