Cadernos de dados dos alunos
Os Cadernos de Dados do Aluno são ferramentas centradas no aluno que acompanham a informação académica, os progressos e a definição de objectivos individuais dos alunos. São os motores da apropriação da aprendizagem pelos alunos e da comunicação entre alunos, professores e pais.
Normalmente, um Caderno de Dados do Aluno tem partes para escrever objectivos pessoais, dados de desempenho académico, sugestões de reflexão e planos de ação. Por exemplo, os alunos podem acompanhar as notas, definir objectivos de aprendizagem específicos e refletir sobre a aprendizagem durante duas semanas, o que os ajuda a serem responsáveis pela sua própria aprendizagem.
Os Cadernos de Dados do Aluno facilitam a participação mais ativa dos alunos durante o seu percurso de aprendizagem. Ao estabelecerem objectivos pessoais e ao analisarem regularmente os seus progressos, como a monitorização da melhoria das competências matemáticas, os alunos desenvolvem um sentido de propriedade e motivação para atingirem os seus objectivos.
A utilização dos Cadernos de Dados do Aluno facilita aos professores a personalização do ensino para cada aluno com base nas suas necessidades específicas. Por exemplo, através da análise dos dados contidos nestes cadernos, um professor pode detetar um aluno que tenha dificuldades na compreensão da leitura e oferecer as intervenções específicas necessárias. Desta forma, o professor certifica-se de que a instrução é reactiva e eficaz.
Através da utilização dos Cadernos de Dados do Aluno, os pais têm acesso a dados sobre os progressos académicos e os hábitos de aprendizagem dos seus filhos. De facto, estes cadernos contêm muitas vezes notas para os pais sobre a forma como podem apoiar eficazmente os seus filhos em casa, tais como reforçar estratégias de estudo ou celebrar os êxitos, podendo assim criar um ambiente de aprendizagem colaborativo.