Aprendizagem centrada no aluno
A Aprendizagem Centrada no Estudante (ACS) é uma prática educativa que se centra principalmente nas necessidades, interesses e níveis de aprendizagem dos estudantes. Destaca o papel ativo dos alunos, o trabalho em equipa e o pensamento crítico, que ajudam os alunos a apropriar-se do seu processo de aprendizagem e a aprender a matéria a um nível mais profundo e a recordá-la durante muito tempo.
Os pontos fulcrais da Aprendizagem Centrada no Aluno são, nomeadamente, o envolvimento prático, a personalização das experiências de aprendizagem e os contextos de aprendizagem cooperativa. A título de exemplo, a AEC exige que os alunos se envolvam em equipas para resolver problemas reais, o que lhes permite utilizar os seus conhecimentos na prática. Mais especificamente, o professor é o decisor do aluno que o ajuda a determinar os seus próprios objectivos de aprendizagem, personalizando assim a sua experiência educativa com base nas suas necessidades pessoais.
Em contraste com o método de aprendizagem passivo e orientado para o professor, a aprendizagem centrada no aluno é uma abordagem que atribui aos alunos o papel principal na sua aprendizagem. A este respeito, um professor pode, por exemplo, não passar uma aula inteira a dar lições, mas sim apresentar um problema específico aos alunos, que trabalharão em grupos para o resolver. Desta forma, os alunos são envolvidos em debates e na aprendizagem entre pares, o que aumenta a sua compreensão do tema e ajuda a retê-lo.
A abordagem de aprendizagem centrada no aluno tem muitas vantagens, como o aumento da motivação, o crescimento das capacidades de pensamento crítico e o incremento dos resultados académicos. Quando os alunos participam na sua atividade de aprendizagem, tornam-se parte interessada na sua educação e é assim que definem o caminho para o seu próprio desenvolvimento e sucesso. Por exemplo, os alunos que estabelecem os parâmetros para os seus próprios projectos mostram frequentemente um maior grau de interesse e empenho no seu trabalho.
A aprendizagem baseada em projectos, a implementação tecnológica e as avaliações formativas são as principais estratégias que os professores podem utilizar no modelo de aprendizagem centrada no aluno. Ao utilizar ferramentas digitais, por exemplo, um professor pode ter a possibilidade de fazer com que os alunos trabalhem em conjunto para preparar uma apresentação, garantindo que cada um deles tenha um papel diferente que corresponda melhor às suas competências. Além disso, as reuniões periódicas de feedback podem ser uma forma de os alunos reflectirem sobre a sua aprendizagem e decidirem o que querem mudar.