Tutoria estratégica
A tutoria estratégica é uma abordagem individualizada do processo educativo, que se baseia na identificação das necessidades individuais de aprendizagem, pontos fortes e fracos de um aluno que facilitam o seu desempenho académico. Ajudar a desenvolver o pensamento crítico e as competências de resolução de problemas essenciais para o desempenho académico através da utilização de estratégias adaptadas e da implementação de metodologias que envolvam ativamente os alunos.
Os aspectos fundamentais da tutoria estratégica são os planos de aprendizagem personalizados, a avaliação dos pontos fortes e fracos do aluno, a definição de objectivos e a utilização de estratégias de ensino específicas. A título de exemplo, um tutor pode avaliar as competências matemáticas de um aluno e conceber um plano de prática orientado para as dificuldades reais para atingir o objetivo, certificando-se simultaneamente de que o ensino se adapta à forma de aprendizagem do aluno.
A tutoria estratégica contrasta com os métodos tradicionais do passado, centrando-se em estratégias de aprendizagem individualizadas em vez de genéricas. A tutoria tradicional geralmente requer exercícios enfadonhos ou aprendizagem mecânica; no entanto, a tutoria estratégica enfatiza o conhecimento e a capacidade de pensar criticamente, através de planos de aula personalizados que mudam de acordo com as necessidades específicas do aluno e o seu ritmo de aprendizagem.
As explicações estratégicas podem não só melhorar o desempenho académico do aluno, mas também ajudá-lo a dominar a matéria e a aprender bons hábitos de estudo. Além disso, estas sessões de tutoria podem tornar os alunos mais confiantes. Um exemplo disto é o facto de um aluno que tem dificuldade em compreender o material de leitura poder utilizar algumas técnicas que lhe são especificamente dirigidas, tais como técnicas de resumo e estratégias de questionamento que promovem um envolvimento mais profundo com o texto. Isto conduziria, por sua vez, a um melhor desempenho académico.
Os pais podem apoiar a tutoria estratégica em casa através das actividades que podem realizar, tais como criar um ambiente de aprendizagem propício, encorajar uma comunicação aberta sobre os desafios académicos e praticar as estratégias ensinadas durante as sessões de tutoria. Por exemplo, se um tutor introduziu uma técnica de estudo específica, os pais podem garantir que a criança pratica essa técnica durante o tempo de trabalho de casa, a fim de a ajudar a aprender eficazmente e a manter-se consistente na sua abordagem.