Envolvimento das partes interessadas
O envolvimento com as partes interessadas é o método em que estão diretamente envolvidas pessoas, grupos ou organizações que podem ter impacto nos resultados do projeto ou que são influenciadas por eles. É importante para estabelecer ligações, promover o trabalho em equipa e provar que as exigências e preocupações das partes interessadas são tidas em conta ao longo de todo o percurso do projeto.
O envolvimento das partes interessadas é um elemento fundamental da gestão de projectos e ajuda a revelar as necessidades e expectativas reais das partes acumuladas, o que, por sua vez, conduz à minimização dos riscos e à melhoria dos resultados do projeto. Por outro lado, por exemplo, se as partes interessadas forem envolvidas na fase inicial do processo de planeamento, podem contribuir para uma tomada de decisões mais informada, uma melhor distribuição dos recursos e um meio de comunicação melhorado que, em última análise, conduzirá a resultados mais elevados do projeto e à satisfação das partes interessadas.
Encontrar a melhor forma de manter o interesse das partes interessadas através da comunicação periódica, como reuniões e briefings, da realização de inquéritos e sistemas de feedback e da promoção das partes interessadas nos processos de tomada de decisão.... Um caso exemplar é o de uma empresa fabricante que está a lançar um novo produto e que pode organizar os potenciais clientes para apresentarem as suas ideias à empresa sobre o produto e, com base nestas informações, podem ser criadas estratégias de desenvolvimento e marketing do produto.
A medição do sucesso das actividades de envolvimento das partes interessadas pelas organizações pode ser realizada através da avaliação da satisfação das partes interessadas através de inquéritos, da monitorização das taxas de participação em actos de envolvimento e do acompanhamento do feedback obtido. Além disso, a análise do efeito dos comentários das partes interessadas sobre a realização do projeto e o sucesso das medidas pode ser uma boa fonte de aprendizagem sobre o bom funcionamento das estratégias de envolvimento.
O envolvimento das partes interessadas é um desafio para as organizações por várias razões, tais como, na sua maioria, diferenças nos interesses das partes interessadas, a incapacidade de encontrar os recursos necessários e a existência de barreiras de comunicação. Por exemplo, um projeto de infra-estruturas pode tornar-se mais complexo quando existem pontos de vista opostos entre os habitantes locais e o governo e, consequentemente, conflitos na tomada de decisões. Para ultrapassar esta situação, a gestão do projeto necessitará de uma boa negociação e mediação para chegar a um acordo.