Espectro dos estilos de ensino (Mosston & Ashworth)
O Espectro de Estilos de Ensino de Mosston e Ashworth é um quadro que categoriza diferentes tipos de métodos de ensino em função do grau de controlo do professor e da autonomia dos alunos. Este espetro vai desde os estilos totalmente estruturados, em que o professor orienta todas as actividades, até aos estilos mais abertos, que permitem que os alunos orientem as aulas e em que a adaptabilidade da prática pedagógica é o ponto principal da promoção das diversas necessidades dos alunos.
O Сontinuum dos estilos de ensino inclui 11 estilos específicos que vão desde o estilo Comando até ao estilo Descoberta. Os estilos consistem no estilo Comando, em que o professor toma todas as decisões e dá instruções diretamente aos alunos, e no estilo Descoberta, que dá prioridade à exploração e resolução de problemas por parte dos alunos. Os outros estilos são o estilo de Prática, que é utilizado quando os alunos participam em actividades repetitivas para melhorar as suas competências, e o estilo Recíproco, que é utilizado quando os alunos são encorajados a ensinar os seus colegas e a dar feedback.
O Espectro de Estilos de Ensino pode ser aplicado na educação física para atender a diferentes objectivos de aprendizagem e necessidades dos alunos. Por exemplo, um professor pode utilizar o estilo de comando para ensinar as competências fundamentais de um desporto, certificando-se assim de que todos os alunos estão na mesma página. Numa fase posterior, quando os alunos estiverem preparados, o professor pode utilizar o estilo cooperativo, em que os alunos têm a oportunidade de trabalhar em equipa para definir estratégias, aprendendo assim competências de trabalho em equipa e de comunicação.
A flexibilidade do Espectro de Estilos de Ensino é essencial porque permite aos professores alterar a forma como ensinam de acordo com as reacções dos alunos e os ambientes de aprendizagem específicos. Por exemplo, se os alunos não compreenderem facilmente uma determinada ideia durante uma abordagem mais autónoma, o professor pode decidir voltar ao estilo estruturado para efeitos de reforço. Esta flexibilidade do ensino garante que este continua a ser aplicado da melhor forma para responder às diferentes necessidades dos alunos.</s>
O Espectro de Estilos de Ensino é um envolvimento emocional aprendido, uma vez que apresenta diferentes abordagens de aprendizagem que se adaptam às necessidades, preferências e capacidades dos alunos. Por exemplo, o estilo de Descoberta Guiada é uma das abordagens através das quais os alunos percepcionam os conceitos de forma interactiva e, por isso, os conceitos são mais compreensíveis e interessantes para eles. Os professores que utilizam uma mistura de modos são I; assim, os alunos mantêm-se interessados e envolvidos em todo o processo de aprendizagem.