Desenvolvimento de competências espaciais
A melhoria das competências espaciais é um dos aspectos mais essenciais da compreensão de um indivíduo sobre a forma de visualizar e manipular objectos tridimensionais. Ajuda a compreender as relações espaciais e a navegar eficazmente em diferentes locais. Por conseguinte, é uma competência necessária em diferentes profissões, como a arquitetura, a engenharia e a resolução de problemas quotidianos.
As competências espaciais são um conjunto de competências que ajudam um indivíduo a compreender, perceber e manipular relações espaciais, por exemplo, saber como os objectos se encaixam ou visualizar movimentos no espaço. São ainda mais importantes nas áreas STEM, onde são utilizadas em tarefas quotidianas como navegar numa cidade ou organizar um espaço de forma eficiente.
Através de uma participação ativa, as crianças podem aprender a desenvolver competências espaciais, participando em exercícios como puzzles, blocos de construção e jogos de vídeo que exijam raciocínio espacial. Brincar com conjuntos LEGO, por exemplo, é uma óptima forma de fazer com que as crianças pensem na forma como as várias peças se ligam e encaixam, o que, por sua vez, melhora a sua capacidade de visualizar as estruturas em três dimensões.
A introdução de tecnologias avançadas, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), permite que a aprendizagem de competências espaciais passe para o nível seguinte - as pessoas podem agora brincar e aprender em espaços 3D reais. Considere-se o exemplo de um estudante de arquitetura que utiliza a RV para andar à volta de um projeto de construção virtual, o que lhe facilita a compreensão das dimensões e disposições espaciais.
Definitivamente, os adultos são capazes de melhorar as suas capacidades espaciais através de diferentes exercícios, como a resolução de puzzles geométricos, o exercício de tarefas de rotação mental ou a participação em actividades como o xadrez e o desenho. Estes regimes tornam as capacidades de raciocínio espacial do cérebro mais activas, pelo que o raciocínio espacial se torna mais fácil de visualizar e de navegar nas tarefas profissionais e pessoais.