Exercícios baseados em software
Os exercícios de software são exercícios de formação digital desenvolvidos para melhorar as competências e os conhecimentos através de simulações ou tarefas interactivas. São um pré-requisito importante para uma aprendizagem adequada e para a retenção de competências, uma vez que permitem aos utilizadores praticar num ambiente diferente das aplicações do mundo real associadas aos riscos.
Os exercícios realizados principalmente num computador têm muitas vantagens. Uma das principais é o facto de proporcionarem a oportunidade de praticar competências repetidamente e, simultaneamente, obter feedback instantâneo, o que melhora o processo de aprendizagem e retenção. Além disso, podem ser adaptados a uma série de preferências de aprendizagem individuais e funcionam como ferramentas para simular situações da vida real, o que torna a interação de formação mais divertida. Por exemplo, um programa de software destinado à prática de cirurgia pode ser utilizado pelos estudantes para praticarem virtualmente o procedimento e, assim, atingirem o nível de certeza necessário para operações cirúrgicas reais.
Ao contrário dos métodos de formação tradicionais, que normalmente incluem aulas teóricas e práticas, os exercícios baseados em software oferecem aos utilizadores opções de aprendizagem interactivas e de ritmo próprio. Normalmente, integram elementos de gamificação para aumentar a motivação e o envolvimento. Por exemplo, uma aplicação de aprendizagem de línguas pode utilizar exercícios de software para reforçar o vocabulário através de questionários e jogos interactivos, tornando o processo de aprendizagem muito mais agradável do que a memorização mecânica.
É verdade que os exercícios de software são vantajosos em quase todos os sectores industriais, especialmente no caso do sector da saúde, exército, educação e serviço ao cliente. Cada um destes sectores pode utilizar exercícios personalizados para melhorar o seu conjunto de competências relacionadas com o domínio específico. Por exemplo, um simulador de voo é o modelo de ferramenta do instrutor de aviação que permite aos pilotos efetuar manobras de emergência num ambiente seguro sem qualquer risco envolvido, enquanto o simulador de formação de serviço ao cliente é um programa de software que pode infundir clientes difíceis aleatórios aos formandos para aumentar as suas capacidades de comunicação.
Apesar dos vários méritos dos exercícios baseados em software, estes também apresentam alguns inconvenientes, como o perigo de uma dependência excessiva da tecnologia, que pode fazer com que a experiência física seja negligenciada. Além disso, o desempenho operacional das simulações pode variar em função da fiabilidade do software e da interação com o utilizador. A única forma de conseguir um desenvolvimento integrado das competências é através da combinação da realidade virtual e da prática da teoria num ambiente de cuidados de saúde, que é um verdadeiro campo de crise e, geralmente, um ambiente mais rico em software.