Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Histórias Sociais (Educação Especial)

Histórias Sociais (Educação Especial)

Os contos sociais são narrativas concisas que visam ajudar os indivíduos (principalmente os que sofrem de perturbações do espetro do autismo) a compreender as situações sociais e as respostas adequadas. Fazem parte integrante da educação especial, uma vez que são os meios através dos quais a educação social é abordada e as vias através das quais os alunos adquirem competências sociais de uma forma estruturada.

Quais são os principais componentes de uma história social?

Uma história social é geralmente composta por várias partes vitais: um título, uma introdução que apresenta a situação, as frases descritivas que indicam o ambiente, as frases de perspetiva que exprimem o pensamento das outras pessoas, as frases diretivas que aconselham o curso de ação correto e uma conclusão que reitera a importância do comportamento social. Por exemplo, numa história social sobre uma visita a um consultório médico, os factos seriam sobre o que se deve esperar, por exemplo O médico vai verificar a minha altura e o meu peso", e algumas sugestões como "Posso fazer perguntas se me sentir confuso".

Como é que as histórias sociais podem ser adaptadas às necessidades individuais?

As histórias sociais são personalizadas, indo ao encontro do indivíduo ao seu ritmo. Isto inclui a consideração e o respeito pela linguagem que o indivíduo prefere, a utilização consistente das suas experiências pessoais e o envolvimento de suportes visuais, como imagens ou símbolos. Por exemplo, uma criança que tenha dificuldade em fazer a transição de um evento para outro pode ler uma história social que mostre um cenário semelhante ao da mudança da hora do recreio para a hora do lanche, em que os recursos visuais explicam cada fase da mudança.

Em que contextos podem as Histórias Sociais ser utilizadas de forma eficaz?

A utilização de Histórias Sociais é comum em diferentes ambientes, como salas de aula, lares e sessões de terapia. Estas são especialmente valiosas quando a criança está a sofrer mudanças na vida, a começar algo novo ou a dominar determinadas competências sociais. Por exemplo, uma criança pode usar uma história social para se preparar para o primeiro dia de escola, descrevendo o que vai fazer, quem vai conhecer e como expressar os seus sentimentos, reduzindo assim a ansiedade.

Quais são as provas que apoiam a utilização das Histórias Sociais no ensino especial?

A investigação fornecida pela empresa que termina" aponta as" Histórias Sociais como uma das formas mais eficazes de melhorar as competências sociais, reduzir a ansiedade e melhorar a comunicação dos indivíduos afectados pelo autismo. As observações revelaram que as Histórias Sociais podem dar origem a mudanças de comportamento, tais como inovações na interação social e melhor conhecimento das pistas sociais. Por exemplo, pode dar-se o caso de uma investigação indicar que os alunos que têm o hábito de utilizar regularmente as Histórias Sociais são melhores a expressar a sua vontade de comunicar com os colegas do que aqueles que não o fazem.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now