Continuidade de competências
O Continuum de Competências é uma representação gráfica que mostra a evolução das competências de uma pessoa desde o nível de principiante até ao nível de especialista. Descreve principalmente os processos pelos quais os indivíduos normalmente passam para atingir e aperfeiçoar as suas competências, sugerindo a necessidade de aprendizagem e crescimento constantes nos dois aspectos da vida, pessoal e profissional.
O Continuum de Competências compreende geralmente diferentes fases críticas: Principiante, Principiante Avançado, Competente, Proficiente e Especialista. Cada fase significa um grau distinto de compreensão e capacidade, em que um principiante depende normalmente de regulamentos e instruções rigorosos, enquanto um perito incorpora a naturalidade do domínio e pode adaptar as suas competências às complexidades das situações reais.
O Skills Continuum pode ser benéfico para as organizações, uma vez que as ajuda a identificar o nível atual de competências dos empregados e as suas necessidades de formação, para que possam criar os programas de formação adequados. Um exemplo disto seria uma empresa que efectuasse uma avaliação de competências do seu pessoal, de modo a criar uma iniciativa de formação que o ajudasse a passar de 'Competente' para 'Proficiente', garantindo assim o desenvolvimento contínuo dos empregados e satisfazendo as necessidades organizacionais.
Perceber a importância do Continuum de Competências para os professores é uma necessidade, pois permite-lhes conceber programas de estudo adequados aos vários níveis de aprendizagem. Os professores podem oferecer os materiais e recursos adequados, determinando primeiro a posição de cada aluno no continuum, para que possam aprender nas condições corretas, adaptáveis ao desafio e, portanto, crescer e dominar o conteúdo.
Sem dúvida! O Continuum de Competências pode ser utilizado em relação a competências pessoais como a culinária, o desporto ou a música. Para ilustrar, uma pessoa que está a aprender a tocar guitarra começa com o nível de principiante e apenas lida com os acordes básicos, enquanto que com a prática e a ajuda vai passando pelo continuum até à proficiência e finalmente ao nível de especialista, onde é capaz de improvisar e tocar peças sofisticadas.