Estratégias de autocontrolo
As estratégias de autocontrolo referem-se às técnicas necessárias para avaliar e regular o comportamento, os sentimentos ou o desempenho individual. Estes mecanismos, por sua vez, acabam por ser os mais eficazes? autoconsciência, responsabilização e cumprimento de objectivos.
A utilização de objectivos específicos, ferramentas de controlo do tempo e a manutenção de um diário como parte do autocontrolo são algumas das estratégias eficazes para a produtividade. Por exemplo, os indivíduos podem utilizar aplicações como o Trello ou o Toggl para controlar o tempo despendido em tarefas, enquanto um diário pode fornecer os dados de que necessitam para fazer os ajustes corretos relativamente aos padrões de produtividade e às áreas a melhorar.
Para além das técnicas de auto-monitorização, a regulação emocional pode ser facilitada pelas estratégias de auto-monitorização que promovem os indivíduos a detetar e a refletir sobre as suas reacções emocionais. Os exemplos destas técnicas, tais como a manutenção de um diário emocional ou a prática de mindfulness, podem ajudar os indivíduos a detetar os factores desencadeantes e a construir uma boa estratégia de confronto que resulte num melhor bem-estar emocional.
A auto-monitorização é um dos principais factores que contribuem para a mudança de comportamento, uma vez que ajuda as pessoas a acompanharem o seu próprio progresso e a compreenderem o impacto do seu comportamento. Um exemplo é o de uma pessoa que tenta perder peso e que anota a sua ingestão diária de alimentos e a quantidade de exercício que faz, o que, por sua vez, lhe permite identificar os hábitos que precisam de ser corrigidos e, através da demonstração do aumento dos resultados positivos, continuar a exercitar esses comportamentos.
De facto, a incorporação de estratégias de auto-monitorização pode ser uma forma eficaz de promover o acompanhamento pessoal dos hábitos de estudo e do desempenho académico dos alunos na sala de aula. A utilização de listas de verificação de autoavaliação e de registos de estudo tem-se revelado benéfica, uma vez que permite aos alunos auto-avaliarem o seu desempenho, identificarem os seus pontos fracos e, juntamente com isso, serem capazes de formular as estratégias necessárias que podem conduzir a melhores resultados académicos.