Avaliações de rastreio
As auditorias de rastreio são instrumentos sistemáticos para detetar indivíduos com necessidades específicas ou indivíduos que requerem uma avaliação mais aprofundada em vários domínios, como a educação ou os cuidados de saúde. São os principais actores na estratégia de deteção e intervenção precoces, pelo que os indivíduos receberão o apoio recomendado em tempo útil.
A principal tarefa consiste em identificar rapidamente as pessoas que estão em risco de sofrer de alguns problemas, como dificuldades de aprendizagem ou problemas de saúde, através de avaliações de rastreio. Por exemplo, no domínio da educação, uma avaliação de rastreio pode revelar alunos com dificuldades de leitura, o que permite aos educadores intervir precocemente.
As avaliações de rastreio são aquelas que procuram descobrir se há indivíduos que beneficiariam de uma avaliação mais aprofundada, enquanto as avaliações de diagnóstico são avaliações aprofundadas que visam certificar uma condição ou necessidade específica. Por exemplo, um teste de despistagem pode sugerir que uma criança está em risco de dislexia, mas uma avaliação diagnóstica seria um processo longo que envolveria uma análise pormenorizada da dislexia e da sua gravidade.
A aplicação de diversas ferramentas, tais como questionários, listas de verificação e testes normalizados durante as avaliações de rastreio é uma norma. Por exemplo, um rastreio de saúde pode basear-se num questionário simples para medir elementos do estilo de vida, enquanto um rastreio educativo pode utilizar um pequeno teste normalizado para determinar a competência de leitura de um aluno.
É essencial que as avaliações de despistagem sejam efectuadas por pessoas devidamente qualificadas e familiarizadas com o contexto específico e as normas da avaliação. No caso das escolas, podem ser professores ou psicólogos escolares, enquanto no caso dos estabelecimentos de saúde, podem ser enfermeiros ou médicos de cuidados primários. O conhecimento que possuem garante que as avaliações são implementadas de forma adequada e que os resultados são interpretados de forma correta.