Apoio ao comportamento positivo em toda a escola (SWPBS)
O SWPBS (School-wide Positive Behavior Support) é uma forma preventiva de criar as condições sociais e ambientais necessárias para atingir este objetivo. A ideia é utilizar as expectativas gerais, o reforço individual e os dados utilizados para tomar decisões de uma forma eficaz e, assim, melhorar o comportamento dos alunos e os resultados académicos.
Os princípios básicos da SWPBS incluem evitar, ensinar comportamentos aceitáveis e utilizar dados para orientar as intervenções. A escola dirige os seus esforços para evitar que os comportamentos problemáticos se desenvolvam durante a fase de ensino. Esta fase implica a prática ativa dos comportamentos esperados em diferentes situações, enquanto os dados são recolhidos para saber quais os alunos que necessitam de mais assistência e se a intervenção é eficaz para os ajudar.
A SWPBS é uma técnica que ajuda os alunos a beneficiarem da criação de um clima escolar mais positivo, o que também aumenta as oportunidades de aprendizagem e reduz os problemas disciplinares. A abordagem resulta num melhor desempenho académico das escolas, bem como numa maior taxa de envolvimento dos alunos. As escolas que aplicam a SWPBS de forma eficaz registam menos suspensões e referências a gabinetes, o que cria uma situação que permite aos professores dedicar mais atenção ao processo de ensino e menos ao processo de lidar com o comportamento.
A parceria entre o pessoal e as famílias é vital para o sucesso da SWPBS porque trabalham em conjunto para ajudar os alunos a aprender e a seguir as expectativas comportamentais. O pessoal recebe formação para utilizar as estratégias SWPBS de forma consistente, enquanto as famílias são envolvidas no processo de comunicação e participam nas actividades escolares. Por exemplo, as escolas podem organizar seminários em que ensinam às famílias os requisitos comportamentais e as estratégias que estão a ser aplicadas, o que faz com que se sintam mais positivas dentro de casa e fora da escola com os seus filhos.
O elemento da SWPBS que mais se destaca são os dados, que são essenciais para as escolas avaliarem se as suas intervenções comportamentais são ou não bem sucedidas e, consequentemente, decidirem o que fazer a seguir. Por exemplo, as escolas recolhem dados sobre o comportamento dos alunos, que incluem o número de referências ao gabinete e as taxas de assiduidade. Ao fazê-lo, são capazes de apontar os desenvolvimentos positivos e as questões que devem ser abordadas. Depois, estes dados são utilizados para remodelar as estratégias e intervenções, proporcionando a abordagem necessária à população estudantil.