Instrução em andaimes
O ensino apoiado é um tipo de educação que se centra na prestação de apoio temporário aos alunos à medida que estes progridem no caminho para a aquisição de novas competências e conhecimentos autónomos. Este método é importante porque ajuda os alunos a desenvolver gradualmente a sua independência e autoestima e, ao mesmo tempo, a aprofundar a sua compreensão e retenção de informação.
Os principais elementos da instrução em andaimes são os objectivos de aprendizagem explícitos, o apoio sistemático, a atribuição gradual de responsabilidades e a avaliação contínua. Por exemplo, o professor começa por demonstrar um problema de matemática, depois guia os alunos através de problemas semelhantes e, no final, permite-lhes resolver os problemas sozinhos enquanto o professor lhes dá algumas dicas e correcções.
A instrução em andaimes é vantajosa para os alunos de forma a oferecer-lhes apoio adaptado às suas necessidades individuais de aprendizagem. Esta pode ser a chave para aumentar o envolvimento dos alunos, elevando a sua auto-confiança e as suas capacidades de resolução de problemas em colaboração. Por exemplo, ao aprender uma língua, um aluno pode começar por receber uma lista do vocabulário e das estruturas das frases e, depois de as modelar numa conversa guiada, o aluno dizê-las-á independentemente.
Uma demonstração adequada de instrução em andaimes numa sala de aula pode ser uma aula de leitura em que o professor organiza a instrução pela seguinte ordem: primeiro, o professor lê um texto em voz alta, destacando os pontos-chave; em seguida, os alunos podem trabalhar em pares para resumir secções do texto e, finalmente, podem ser incumbidos de escrever uma reflexão pessoal sobre o texto de forma independente, aplicando as competências que aprenderam.
A avaliação é uma ferramenta que ajuda os professores a compreender o apoio de que necessitam e para quem. As técnicas de avaliação formativa, por exemplo, questionários ou observações na sala de aula, permitem que os professores alterem as suas estratégias de apoio com base nas necessidades dos alunos. Por exemplo, se um aluno tiver dificuldades com um tema, o professor fornecerá materiais adicionais ou prestará assistência individualizada para se certificar de que o aluno compreende tudo corretamente antes de passar a outros temas.