Calibração da grelha de avaliação
O ato de calibração da grelha é o realinhamento das leituras dos juízes juntamente com a sua classificação dos critérios da grelha, pelo que é o processo de assegurar a consistência e a precisão na classificação da avaliação. Este hábito é muito importante, pois é a melhor forma de resolver a questão da equidade e da fiabilidade das avaliações, especialmente nas escolas.
O objetivo inicial da calibração da grelha de avaliação é igualar a classificação entre vários avaliadores, de modo a que todos os avaliadores interpretem e apliquem os critérios da grelha da mesma forma. Por exemplo, numa turma, se diferentes professores estiverem a classificar os mesmos ensaios de alunos, a calibração da rubrica ajuda-os a chegar a um consenso sobre o que faz com que a nota seja "A" ou "B", reduzindo assim os preconceitos pessoais e aumentando a credibilidade da avaliação.
Normalmente, a calibração da grelha de avaliação é efectuada através de discussões e sessões práticas de colaboração entre avaliadores que utilizam um determinado conjunto de amostras de trabalho. Os avaliadores verificam e classificam estas amostras sozinhos e, mais tarde, reúnem-se para discutir as classificações que atribuíram e o seu raciocínio, reformulando a sua compreensão da grelha de avaliação. Esta sequência de eventos pode necessitar de várias iterações de classificação e conversa até que o grupo chegue a um acordo comum, garantindo assim que todos os avaliadores estão no mesmo barco relativamente às práticas de classificação.
A adesão à calibração de rubricas para os alunos traz mais justiça e mais transparência na classificação, uma vez que reduz a diferença nos resultados da avaliação consoante a pessoa que classifica o seu trabalho. Este mesmo nível de avaliação ajuda o aluno a compreender mais claramente as expectativas e os critérios para os seus trabalhos. Para ilustrar, os alunos têm a garantia de igualdade nas avaliações feitas pelos seus professores utilizando a mesma norma; como resultado, têm mais confiança de que as suas notas reflectem o seu verdadeiro desempenho e não diferenças subjectivas nos estilos de classificação.
A tecnologia que pode ser utilizada na calibração de rubricas é a disponibilidade de plataformas que possibilitam a pontuação colaborativa e a discussão entre os avaliadores. Por exemplo, ferramentas como rubricas digitais partilhadas ou plataformas de avaliação em linha permitem que os avaliadores introduzam as suas pontuações e comentários, acompanhem as alterações efectuadas e trabalhem em conjunto para melhorar as suas avaliações. As plataformas dedicadas que permitem aos avaliadores apresentar as suas pontuações numa grelha partilhada são utilizadas para encontrar as áreas de desacordo entre os avaliadores sobre as quais é necessário realizar mais discussões ou calibrações. Isto torna o processo de calibração mais eficiente e baseia-se em dados para a tomada de decisões.