Grelhas de prática de recuperação
As grelhas de prática de recuperação são uma abordagem relativamente nova no domínio da educação e têm caraterísticas de recuperação automática de informação que são utilizadas para ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem e compreensão duradouras das matérias. Estas grelhas têm frequentemente a forma de uma matriz e contêm lacunas, que os alunos preenchem escrevendo as respostas a perguntas previamente estudadas, ilustrando assim os seus conhecimentos através da recuperação repetida.
Uma grelha de prática de recuperação é normalmente composta por uma lista de perguntas ou questões de um lado e categorias ou respostas relacionadas com elas do outro lado. Por exemplo, numa aula de história, a grelha teria diferentes acontecimentos dispostos numa coluna, enquanto as datas correspondentes ou os números significativos seriam colocados na coluna adjacente. Esta configuração ajuda os alunos a recordar ativamente a informação primeiro e depois a ligar os conceitos.
As Grelhas Práticas de Recuperação promovem o envolvimento ativo dos alunos com o material, o que está muito associado a uma melhor retenção da memória. Existe uma grande possibilidade de recuperação das vias semânticas e neurais, o que permitiria aos alunos recordar o vocabulário utilizando grelhas em vez de leitura passiva. A participação ativa aumenta a eficiência da aprendizagem dos alunos, porque é do conhecimento geral que, ao assistir às aulas, os alunos recordam uma maior percentagem do que aprenderam.
As grelhas de prática de recuperação podem ser úteis em várias áreas diferentes, como a matemática, as ciências, a história e as artes da linguagem. Por exemplo, numa aula de ciências, os alunos podem utilizar uma grelha para fazer corresponder termos científicos às suas definições, enquanto que em matemática podem resolver equações relacionadas com diferentes conceitos. Esta natureza multifuncional confere à grelha a capacidade de ser aplicada em várias disciplinas para o reforço da matéria.
As grelhas de prática de recuperação podem ser implementadas pelos professores depois de identificarem conceitos e questões importantes relacionados com o currículo. Depois disso, podem criar um formato de grelha e entregá-lo aos alunos, tanto para a prática individual como para o trabalho de grupo. A utilização regular destas grelhas como parte das actividades de encerramento no início ou no fim da aula pode, por sua vez, ajudar os alunos a criar o hábito de praticar a recuperação, pelo que aprenderão melhor e compreenderão mais de forma abrangente.