Sala de aula responsiva
A Sala de Aula Responsiva é um método de ensino em que o foco principal é a aprendizagem emocional e social, a participação ativa dos alunos, bem como a comunidade positiva na sala de aula. Visa, em particular, a construção de um ambiente de aprendizagem amigável e inclusivo, que promova o melhor desempenho dos alunos, tanto a nível académico como social, através do respeito, da responsabilidade e da cooperação entre alunos e professores.
A vida na sala de aula responsiva Em primeiro lugar, os seus princípios fundamentais são a importância da aprendizagem socio-emocional, a integração de competências académicas e sociais e a utilização de estratégias de ensino eficazes que criam um ambiente de sala de aula positivo. Por exemplo, os professores organizam reuniões matinais para criar uma comunidade e ensinar os alunos a exprimir-se e a ouvir com empatia.
Estabelecer um ambiente de apoio na sala de aula que proporcione a aprendizagem em equipa e que esteja ativamente envolvido nas actividades é uma forma segura de melhorar o desempenho académico dos alunos na Sala de Aula Responsiva. Os resultados indicam que este tipo de alunos que fazem parte deste método de ensino devem ter um desempenho ainda maior, porque se sentem próximos dos seus colegas e professores, pelo que estão mais motivados para aprender.
Uma sala de aula responsiva é um local onde os professores actuam como facilitadores e guias e envolvem os alunos ativamente, ajudando-os a auto-regularem-se. Utilizam algumas estratégias específicas, como a aprendizagem em grupo, a reflexão e o feedback, que ajudam a desenvolver nos alunos competências de resolução de problemas e de aprendizagem responsável. A título de exemplo, os professores podem utilizar a "conversa responsável" para desafiar os alunos a acrescentarem algo e a partilharem as suas ideias em conjunto.
Uma prática típica que os alunos mais observam numa Sala de Aula Responsiva é a "reunião matinal", durante a qual se reúnem para se cumprimentarem uns aos outros, partilharem notícias e participarem numa atividade de grupo. Esta prática ajuda a criar uma sala de aula que se sente como uma família, bem como a iniciar o dia de uma forma positiva, e também ensina as competências sociais essenciais necessárias para a comunicação e empatia, que são importantes para o desenvolvimento do aluno.